2 min read

5 coisas que aprendi a viver e estagiar em São Francisco

A Ana Boavida é bióloga. Na 22ª edição do inov contacto estagiou na Genentech, em São Francisco. Durante esse período fez várias aprendizagens, entre as quais destaca a consciência de que "somos muito mais do que imaginamos".
5 coisas que aprendi a viver e estagiar em São Francisco

Ana Boavida | 2018 | Ed. 22 | Genentech Inc | São Francisco, EUA

A cidade é bem mais bonita do que parece.

Quando saí do avião em South San Francisco estava um dia cinzento e de chuva, lembro-me de pensar: “que feio que isto é” e à medida que ia viajando de carro até ao centro da cidade a mesma ideia continuava na minha cabeça. No entanto, poucos dias passaram até começar a perceber que a cidade é bem mais bonita do que parece, por vezes só temos que olhar para as coisas com uma perspetiva diferente!

Ana Boavida em Twin Peaks – um dos pontos mais altos com uma vista panorâmica sobre a cidade.

As empresas têm um ambiente muito diferente.

O ambiente em contexto de empresa é muito diferente daquilo a que estava habituada, pois podemos trabalhar e ao mesmo tempo conviver e divertir-nos. Na Genentech há muitas pequenas festas, em que oferecem snacks ou almoço, com entradas, pratos principais, sobremesa e bebidas! É fácil arranjar almoços grátis… Além disso, uma vez por mês é organizada uma festa temática onde existe comida grátis, jogos, atuação de bandas, espetáculos de dança (profissionais e de colegas). Em alguns edifícios existem salas com TV para ver jogos de futebol ou outros desportos, mesas de ping-pong, matraquilhos…

Portuguese people are always smiling.

Aparentemente é algo natural dos portugueses, pois outros estagiários do inov contacto de edições passadas têm a mesma fama. Foi muito bom sentir que conseguimos arrancar um sorriso ou até mesmo um “bom dia” , só porque ao  passarmos por alguém, esboçamos um sorriso. No dia-a-dia agitado de São Francisco dizer “bom dia” ou “até amanhã” entre colegas é raro, pelo que mostrando simpatia conseguimos simpatia.

No final do estágio trouxe um postal com felicitações dos meus colegas e a palavra que claramente sobressai é “smiling”.

São Francisco é muito liberal e multicultural.

A mente das pessoas que vivem em São Francisco é muito aberta e liberal, o que faz com que diferentes tipos de pessoas consigam conviver sem problemas, é frequente vermos mendigos a falar como se nos conhecessem, bem como pessoas nuas a passear pelas ruas sem que ninguém as aborde ou julgue. Todos os anos é organizada uma Pride Parade para celebrar a igualdade de género e orientação sexual onde até grandes empresas como a Apple ou o Facebook participam! Nos parques da cidade é frequente ver muita gente a conviver e acabamos por ter contacto com as diferentes culturas existentes na cidade.

E por fim, nunca dizer nunca.

Antes de fazer o estágio do inov contacto nunca imaginei que poderia trabalhar numa empresa tão conceituada e num país como os EUA, principalmente no início da minha carreira profissional. Esta experiência elevou as minhas ambições e mostrou-me que tudo é possível, basta haver determinação e confiança para aceitar os desafios. Somos muito mais do que imaginamos!