2 min read

5 coisas que aprendi a viver na Colômbia

Manuel Portocarrero, estagiário da 23ª edição do inov contacto, conta-nos o que aprendeu durante os meses que viveu na Colômbia.
5 coisas que aprendi a viver na Colômbia

Manuel Portocarrero | C23 | ETE-Empresa de Tráfego e Estiva | Barranquilla, Colômbia

A simpatia dos colombianos com os estrangeiros

Os colombianos são pessoas que gostam de conhecer outras nacionalidades e que as integram sem cerimónias! Ao início estranhava por serem assim comigo e pensava se não se queriam aproveitar de mim, mas na verdade não. Gostam de conhecer, adoram conversar e perguntar coisas sobre as nossas culturas.

A ideia de compromisso é muito distinta

Aqui é muito importante manter o contacto e insistir para que cumpram o compromisso acordado. Em Portugal estava habituado a respeitar um compromisso e a ser respeitado. Na Colômbia, muitas vezes ficam apenas pela boa vontade, ou seja, demonstram muita vontade de fazer atingir o objetivo comprometido, mas caso haja algum imprevisto não o assumem, não o comunicam e não pedem desculpa e/ou explicam o que realmente se passou.

É um país com paisagens e experiências na natureza incríveis!

Já tive a oportunidade de viajar um pouco e vi paisagens preenchidas por árvores e riachos até ao horizonte, assim como fui a parque natural onde é possível ter contacto com uma tribo indígena. Mas o que me marcou mais foi nadar no mar de água quente, típico do Caribe, na escuridão da noite e iluminado apenas pelo plâncton na água. Foi incrível! Vi o céu plenamente estrelado e cada vez que nadava, ficava rodeado de uma luz néon verde, vinda do plâncton.

Adaptação ao trânsito na cidade, ao (des)respeito pelos peões e regras de trânsito

Na Colômbia não há escolas de condução como estamos habituados em Portugal, nem tão pouco há carros de instrução nas ruas, porque na verdade só é necessário uma aula prática e aprovação teórica. Para começar não há um carro que pare numa passadeira e, se o fizer, ouve-se a buzina de quem vem atrás. Não respeitam a maioria das regras de trânsito, seja o número de faixas, ou até o sentido do trânsito. Até a própria polícia a conduzir motos, já os vi a circular em contramão, ou com o capacete mal colocado, ou a inverter o sentido numa via de 3 faixas em cada um dos sentidos de trânsito.

A gastronomia colombiana é muito baseada em carne e molhos para tempero, ou nas mais variadas frutas exóticas!

Ao nível das frutas, o melhor é mesmo provar o mais possível e melhor que isso é haver sumo natural de quase todas elas. Com o calor do norte da Colômbia é sensacional beber um sumo de fruta natural e gelado, para nos refrescarmos! Ao nível das refeições, cozinham muito baseados no sabor de doce, ou agridoce. A maioria dos cozinhados é à base de fritos misturados com molhos para dar algum sabor à carne.