2 min read

5 pontos-chave para um bom currículo

5 pontos-chave para um bom currículo

O currículo é uma peça essencial para o mercado de trabalho, no entanto, muitos candidatos ao primeiro emprego e até profissionais experientes podem achar esta tarefa demasiado complexa.

Neste artigo partilhamos 5 dicas para manter o teu CV relevante e atualizado. Afinal, é uma ferramenta da qual devemos saber tirar proveito e que, quando bem utilizada, funciona como um excelente instrumento de marketing, que pode ter um grande impacto na nossa vida.

O objectivo é criar um CV que conte a tua história de forma resumida, clara e objectiva, tenha as diferentes secções bem divididas e cuja leitura se revele fácil, interessante e agradável.

  1. Começa por te apresentar através de alguns dados pessoais como nome, contactos, nacionalidade, local de residência, link para social media (tipicamente linkedin). Poderá ou não ter fotografia, tal como a tua data de nascimento.
  2. Faz referência à tua educação, apresentando sempre o percurso académico mais relevante de forma destacada (ou em primeiro lugar), como por exemplo, MBA, doutoramento, licenciatura. Esta informação poderá ser colocada após a experiência profissional, mas por uma questão cronológica faz sentido que esteja antes. Nos casos em que o percurso educacional não seja muito relevante provavelmente a melhor opção é mesmo aparecer depois do bloco seguinte.
  3. Segue-se a experiência profissional que achares pertinente, começando pela atual ou mais recente. Aqui deves descrever as empresas onde trabalhaste, elencar as tuas responsabilidades e apresentar, se possível, alguns dados quantitativos que revelem o teu sucesso nas diferentes funções.
  4. Menciona as tuas competências, as soft e as hard. Sentes-te à vontade para trabalhar em programas de design e /ou fotografia? Certifica-te de que colocas essas hard skills no teu CV. Igual para as suas soft skills. Adoras trabalhar em equipa, és um(a) comunicador(a) nat0(a) ou tens uma grande facilidade na resolução de problemas? Faz questão de o mencionar no teu currículo!
    Se realmente acreditas que és a pessoa certa para aquela posição, não tenhas medo de o dizer!
  5. E já que estamos numa era digital, tira partido disso e inclui, numa secção do seu CV, referências à tua presença online , que deves manter sempre atualizada; um website ou uma página pessoal cujo conteúdo aches relevante e apropriado, como um portfólio digital, por exemplo.

Elaborar um bom Curriculum Vitae pode ser demorado, mas lembra-te que é um passo fundamental para chegar a uma empresa. Por isso escreve, lê e relê as vezes que forem necessárias; pede opinião a familiares e amigos e, se for caso disso, volta a escrever. Estás sempre a tempo de melhorar!