2 min read

8 dicas para uma entrevista online num processo de recrutamento e seleção

É possível teres sucesso nesta modalidade de recrutamento, se seguires as 8 dicas que te apresentamos. O inov contacto ajuda-te!
8 dicas para uma entrevista online num processo de recrutamento e seleção

Vê como te podes preparar para uma entrevista online. Mas lembra-te: a entrevista a distância não substituiu o encontro presencial.

1. Faz testes prévios

As entrevistas online são realizadas via plataformas, como Google Hangouts, Zoom ou similares, que oferecem ambientes para reuniões pela internet. Antes do encontro, verifica a luminosidade do local e equipamentos de áudio e vídeo.

2. Garante uma boa ligação de internet

Faz testes também com a internet. É fundamental que os entrevistadores possam ver e ouvir com qualidade. Uma comunicação fluida pode ser decisiva para o entendimento e avaliação.

3. Mantem um ambiente agradável

Entrevistas de emprego costumam gerar ansiedade. Por acontecerem num ambiente diferente, como o virtual, os efeitos psicológicos podem ficar mais intensos. O papel do entrevistador nesses casos é favorecer um clima agradável, com empatia e cordialidade, sendo claro e objetivo, e tu deves manter a calma.

4. Escolhe o local adequado

A entrevista é online, então, qualquer lugar serve, certo? Errado. Preocupa-te com o ambiente onde estás e escolhe locais luminosos, organizados, silenciosos e livres de interrupções.

5. Acerta o teu enquadramento

A câmara de vídeo deve ser uma aliada na entrevista online. Procura o melhor enquadramento, olha diretamente para a lente e demonstra que estás interessado no que o entrevistador está a dizer ou perguntar.

6. Pensa no teu visual

Assim como o ambiente deve ser cuidadosamente escolhido, as tuas roupas, acessórios, barba e cabelo também são importantes. Apresenta-te bem diante da câmara e lembra-te que se uma boa impressão é importante na entrevista presencial, na online não deve ser diferente.

7. Desativa as outras plataformas e fecha abas extra

Na quarta dica falámos sobre ambientes silenciosos e livres de interrupções. Isso também é válido para as notificações das redes sociais. Por isso, fecha todos os programas ou abas do navegador que não estejam a ser utilizados para evitar ruídos e distrações. E não te esqueças de silenciar o telemóvel.

8. Cuidado com o delay

A tecnologia é fantástica, mas invariavelmente tem falhas. O delay é uma delas, principalmente nas entrevistas por vídeo. Assim, para evitar o desencontro de áudio, fala pausadamente e dá tempo ao entrevistador para te colocar as questões com tranquilidade. Fala e ouve com calma e segurança.