1 min read

Alguns conselhos sobre competências de comunicação sugeridos pelo C20 Ricardo Bastos Dias

Alguns conselhos sobre competências de comunicação sugeridos pelo C20 Ricardo Bastos Dias

O Ricardo Bastos Dias, que integrou a 20ª edição do INOV Contacto, tendo estagiado na Louis Karno & Company Communications, em Concord NH, EUA partilhou no seu linkedinalgumas recomendações práticas sobre competências de comunicação.

Atualmente, o Ricardo é Senior Manager para a Europa do Sul e Central no Grupo Capgemini e tem como missão apoiar atividades de brand e negócio para 14 países deste território.

A área da comunicação sempre o fascinou; a sua formação de base é em Ciências da Comunicação e falar em público faz parte daquilo que mais gosta de ensinar.

Numa publicaçãorecente no linkedin, o Ricardo aborda a situação de alguém que lhe terá declarado ser introvertido, não ter competências comunicacionais e sentir-se, por vezes, bloqueado durante as conversas em grupo. A este respeito, o C20 refere que todos temos capacidades de comunicação, as quais podemos melhorar mediante o uso de algumas técnicas. Assim, recomenda:

  • Pratica o autoconhecimento. É importante elaborares testes que te ajudem a ter consciência dos teus pontos fortes e fracos;
  • Formula perguntas abertas. Por exemplo, "qual dos projetos em que estás a trabalhar te entusiasma mais?" ou "o que pensas de_____________ ?" (inserir um tema amplamente referido nas notícias);
  • Prepara as reuniões pensando antecipadamente na informação que queres partilhar.
  • Aposta nas conversas com uma pessoa de cada vez, assim será mais fácil a equipa ficar, gradualmente, a conhecer-te.
  • Trabalha as tuas competências de comunicação. Existe uma grande variedade de programas, livros, conferências, cursos online e coaches que te podem ajudar.

E, sobretudo, treina muito!