2 min read

Vantagens de estagiar fora da Europa

Este artigo é sobre crescimento pessoal. A Mafalda Passos, economista e estagiária do inov contacto em 2019, conta-nos como esta experiência a fez reavaliar valores e certezas
Vantagens de estagiar fora da Europa

Mafalda Passos | C23 | 2019| Last2Ticket | Phnom Penh, Camboja

Sair de um contexto familiar leva a inúmeras (e cruciais) aprendizagens. A mais óbvia e imediata é a aprendizagem sobre o mundo externo. A curiosidade sobre o desconhecido, o diferente é, regra geral, a principal razão que leva alguém a aventurar-se noutra realidade.

Felizmente vivemos numa época em que qualquer informação está disponível no imediato e apenas à distância de um clique. Claro que antes de ir, li sobre a demografia, geografia e a história do país. Estudei o que o marcou no passado e o que o caracteriza no presente. No entanto, nada se iguala a viver uma realidade diferente na primeira pessoa.

Assim, ao estagiar no Camboja, tive a oportunidade de aprender como o povo Khmer vive e também de adaptar a minha maneira de viver à nova realidade em que estava inserida. Rapidamente tive de adotar novos hábitos diários, como beber água suficiente para não ficar desidratada e usar repelente por razões de saúde. Da mesma forma, adaptei a minha alimentação e deslocações pela cidade, já que existiam  riscos que requeriam cuidados mais específicos.

Embora estivesse a viver na capital deparei-me com situações que nunca tinha pensado vir a vivenciar: durante os meses mais secos e quentes, o governo corta a eletricidade durante seis horas, seis dias da semana, por não ter meios para produzir energia suficiente para toda a gente no país e caminhei pela rua, mesmo ao lado dos veículos, pelo facto de não existirem passeios ou estes estarem ocupados por carros, motas ou detritos.

Ser confrontada com uma nova realidade permitiu-me refletir sobre a realidade que me é familiar, valorizar certos aspetos que anteriormente daria como garantidos e imaginar possíveis melhorias noutros. Também no trabalho tive de me adaptar adaptar a um novo contexto. Os problemas e desafios empresariais são diferentes daqueles que uma empresa enfrenta na Europa e, consequentemente, requerem soluções igualmente diferentes. Mas, o conhecimento que adquirimos sobre um novo contexto e a nossa capacidade de adaptação ao mesmo não são as únicas aprendizagens que viver numa cultura diferente permite.

Igualmente importante é o que este novo contexto nos permite descobrir sobre nós próprios. Ao ser confrontada com circunstâncias diferentes e/ou desconhecidas, descobri mais sobre a minha maneira de ser, sobre as minhas preferências, limites, necessidades e preconceitos. Descobri certas características sobre a minha maneira de agir de que nunca me tinha apercebido e surpreendi-me com outras atitudes em situações que nunca tinha imaginado.

Resumindo: sair da zona de conforto e criar uma vida num contexto diferente permite alargar horizontes, adquirir conhecimentos, desenvolver o espírito crítico e o auto conhecimento.