3 min read

Benefícios de um estágio internacional: por que deves fazer um!

Por que não encarar um estágio internacional, INOV Contacto, como uma nova aventura e aproveitar ao máximo?
Benefícios de um estágio internacional: por que deves fazer um!

O estágio é um momento crucial na tua vida. Muitas vezes, é o teu primeiro encontro com um ambiente profissional, onde te deparas com a pressão de prazos, reuniões e interações com diferentes pessoas de diversas origens. É um excelente ponto de partida para a tua carreira profissional.

Então, por que não encarares isto como uma nova aventura a aproveitar ao máximo?

É natural pensares primeiro em fazer um estágio numa organização geograficamente próxima, pois geralmente são organizações que tu já conheces. Mas, é um facto que os tempos mudaram e o mundo está cada vez mais global. Por que não tratar esta experiência profissional como uma oportunidade de viajar e ver como outras culturas fazem as coisas?

Existem programas de estágio, como o INOV Contacto, que podem ajudar-te a encontrar o estágio que desejas.

As dificuldades mais significativas para fazer um estágio no estrangeiro, depois do custo, tendem a ser a capacidade de garantir o estágio e o visto certo.

Através do INOV Contacto, garantes o tipo de estágio certo para ti, já que dispomos de um grande número de oportunidades e entidades de acolhimento. Também te ajudamos com a documentação, no processo de obtenção do visto correto e com as viagens de ida e volta para o país de destino.

Existem muitas diferenças entre estágios internacionais e nacionais, mas eis algumas razões pelas quais os estágios internacionais oferecem muito mais:

🌍
Saís da tua zona de conforto

Quando fazes um estágio nacional, a tua experiência no local de trabalho pode parecer um horário de trabalho normal, em que, depois de saíres do trabalho, a tua rotina é aquela que tens já há anos. No entanto, se decidires estagiar no estrangeiro, serás exposto a outras culturas, formas de comunicação e pontos de vista que podem ser completamente diferentes daqueles que encontras em casa. Isto torna a tua experiência de estágio mais intensa e obriga-te a olhar para os problemas e tendências das empresas de todo o mundo. Esta experiência abre a tua mente e torna o estágio uma emocionante aventura, possivelmente colocando-te dois passos à frente dos teus colegas.

🌍
Expande o teu Networking Global

Estagiar no estrangeiro permite que cries uma vasta rede de contactos entre colegas, mentores, responsáveis de estágio e profissionais internacionais, que será valiosa para a tua carreira profissional e para o que poderás alcançar nos próximos anos.

🌍
É emocionante

É um facto que, quanto mais felizes formos, melhor será a nossa vida em todas as áreas – e quem não ficaria feliz a viajar e trabalhar no estrangeiro? Pode ser por um período curto, como um mês, seis meses, ou até um ano. Conhecerás outras pessoas e haverá sempre coisas para visitar ou conhecer depois de saíres do escritório. Pode ser cansativo no começo – mas podes ter a certeza de que vais estar sempre animado para ir trabalhar.

Vantagens gerais

  • Ajuda-te a desenvolver competências de comunicação em diferentes ambientes, através das pessoas que vais conhecer.
  • Testa a tua capacidade de resolução de problemas e flexibilidade para superar novos desafios e incertezas.
  • Dá-te consciência das tendências e problemas globais, fornecendo as ferramentas para te tornares um cidadão global.
  • Ajuda-te no processo de autoconhecimento, a defender as tuas crenças e valores, tornando-te mais consciente de tua identidade.
  • Expõe-te a diferentes ideias, processos e hábitos de trabalho que podes reter para aplicar no teu regresso a Portugal.
  • Permite que construas uma rede de contactos global.
  • Adiciona um detalhe único ao teu CV, que vai ajudar a destacares-te dos restantes.
  • Oferece uma oportunidade de aprenderes e desenvolveres competências linguísticas.
  • Dá-te vantagens em relação a outros candidatos, uma vez que os empregadores procuram ativamente candidatos com experiência internacional, para ajudar na interação com pessoas no estrangeiro (sejam fornecedores, parceiros ou clientes).
Em suma:

Se surgir a oportunidade de fazeres um estágio internacional, não hesites. Há opções como o INOV Contacto, em que tens acesso a um estágio remunerado com benefícios como viagens e seguros. Um estágio internacional será um trunfo para tua formação profissional e ajuda-te a desenvolver competências que te darão uma visão e alcance global.

Como podes ver, são muitos os benefícios de estagiares no estrangeiro, incluindo vivenciar diferentes culturas, ambientes de trabalho, tendências e costumes, além de poderes fazer novos amigos. Isso fará de ti um profissional mais confiante quando regressares a casa. Até pode acontecer que adores o país e decidas ficar lá!