2 min read

Dalma Robotics - It’s not about robots. It’s all about humans.

“a melhor experiência de vida que tive até hoje”, refere Liliana Baptista, que integrou a 18ª edição do inov Contacto (2014) e estagiou nos Estados Unidos, numa das maiores empresas de software de desenho CAD, a Dassault Systèmes.
Dalma Robotics - It’s not about robots. It’s all about humans.
Liliana Baptista, C18, Dassault Systèmes, Fremont, EUA

“A ideia de criarmos a Dalma surgiu para suprimir uma necessidade que todos os fundadores sentiam na altura – ter uma vida mais feliz. Parece simples, genérico e até cliché, mas a verdade é que nos últimos anos as nossas vidas profissionais se começaram a tornar insuportáveis no que diz respeito ao modo como as pessoas e projetos eram geridos. O constante stress e pressão causou-nos um desgaste físico e emocional brutal. Para bem da nossa saúde, tínhamos de mudar de vida. E foi isso que fizemos. Criámos a Dalma = “da” + “alma”. Começou por ser Dalma Systems (mais genérico) e acabou por ficar Dalma Robotics, quando decidimos que eram robôs autónomos que queríamos fazer.”

As afirmações que acabámos de ler pertencem à Liliana Baptista, uma empreendedora Contacto.

A Liliana concluiu o mestrado integrado em Engenharia Mecânica na Universidade de Aveiro. Integrou a 18ª edição do INOV Contacto, C18 (2014), durante a qual estagiou nos Estados Unidos, numa das maiores empresas de software de desenho CAD, a Dassault Systèmes - “a melhor experiência de vida que tive até hoje”, refere.

No início de 2015, começou a trabalhar naquilo de que mais gostava, a gestão, numa área que sempre a fascinou – a aerospacial.

Quatro anos depois, em 2019, com mais 4 amigos, arriscou e criou a Dalma Robotics, uma empresa 100% portuguesa, sediada no Instituto Pedro Nunes em Coimbra, com escritório no Porto, que se dedica ao desenvolvimento, fabrico e integração de sistemas de automação baseados em robôs autónomos móveis, AMRs - o seu projeto mais desafiante de sempre.

A Liliana resume a ação da Dalma Robotics desta forma: “Para além dos robôs, o sistema é também composto pelo respetivo software de gestão, comando e controlo. O nosso produto tanto pode ser implementado numa fábrica como num hospital ou num restaurante. Atualmente, estamos focados numa aplicação – intralogística – transporte de cargas e mapeamento/monitorização de stock. Tudo feito de forma autónoma e sem necessidade de intervenção humana.”

A Dalma Robotics tem, desde o início, adotado uma abordagem diferente de governance e gestão, aplicando alguns os pilares do Teal.

“A nossa visão é libertar as pessoas de tarefas de valor não acrescentado e tornar os AMRs acessíveis a todos”, prossegue.

Quanto à missão da empresa refere “fazer o primeiro sistema AMR verdadeiramente plug&play – semelhante aos robôs aspiradores que muitos de nós já tem em casa. Isto significa que os nossos robôs, obrigatoriamente, irão depender largamente de machine learning e inteligência artificial – nós temos noção disso e estamos a trabalhar arduamente nisso. Robôs a ensinar outros robôs”.

E termina “a nossa estratégia até pode mudar e, se fizer sentido, amanhã podemos estar a fazer outra coisa. O importante para nós é manter sempre o nosso propósito – ter uma vida mais feliz”.

Contactos:

E-mail: info@dalmarobotics.com

Telefone: +351 220 973 587

Site

LinkedIn

Instagram

Outros Links