2 min read

Do inov contacto para o espaço

O Carlos Teixeira é licenciado em engenharia eletrónica industrial e computadores. Foi C23 e estagiou na ESA, European Space Agency, em Darmstadt, Alemanha. Neste artigo, escrito durante o estágio, acompanhamos alguns aspetos da sua experiência inov contacto
Do inov contacto para o espaço

ESA: Where missions come alive

A foto que se segue foi tirada no final de um dia de trabalho, durante o meu primeiro mês. Não só o meu primeiro mês na ESA, mas também o meu primeiro mês, na minha primeira experiência profissional.

Neste momento já conto com 4 meses da aventura inov contacto e reparo que alguns aspetos da minha mentalidade mudaram desde o início do estágio: algumas crenças ganharam mais sentido e adotei novos pontos de vista sobre o mundo de trabalho.

"You don’t have to be great to start, but you have to start to be great" - Zig Ziglar

Na fase inicial, tudo foi novidade. A cidade, a empresa, a cultura alemã, etc. Sendo a ESA uma organização dedicada à exploração do espaço, havia imenso conhecimento a reter, especialmente na equipa em que fiquei inserido: teste e validação do software de comunicação com os satélites.

É incrível toda a complexidade da arquitetura entre os vários módulos e sistemas. Apesar de todos os desafios, sinto que foi sempre uma aprendizagem.

"Failing to plan is planning to fail" - Alan Lakein

Com tanta informação a reter, o planeamento foi uma ferramenta fundamental para a minha organização face aos desafios que me eram propostos.

"Good communication is the bridge between confusion and clarity" - Nat Turner

Por mais planeamento que fizesse, sei que não teria aprendido e evoluído tanto sem comunicação com colegas de trabalho. Mesmo durante as pausas para café, todas as conversas foram úteis para o meu crescimento pessoal e profissional.

"Every beginning has an end and every end is a new beginning" - Santosh Kalwar

Ainda vou sensivelmente a meio da minha aventura inov contacto. Não sei quais os desafios e oportunidades que o futuro me trará. Mas sei que, com a mentalidade que tenho vindo a adquirir nesta experiência, serei capaz de os ultrapassar.