Queres candidatar-te ao inov contacto? Vê as respostas a dúvidas e perguntas frequentes

O que preciso para me candidatar ao inov contacto?
Licenciatura / Mestrado Integrado / Licenciatura e Mestrado; residência legal em Portugal; limite de 29 anos de idade inclusive, à data de 31 de dezembro.
Ainda não concluí a licenciatura. Posso candidatar-me ao Programa inov contacto?
Não. Deves possuir qualificação superior concluída (ISCED 5): licenciatura (180 a 240 ECTS), ou mestrado integrado (180 a 360 ECTS).
Para integrar o Programa tenho que estar desempregado?
Sim. Mas estares empregado não impede a tua candidatura: Tens é de comprovar, no momento de aceitação do convite para integrar o Programa*, que és um jovem NEET (jovens que não trabalham, não estudam e não se encontram em formação).
* Depois das 3 fases de recrutamento: candidatura, processo de seleção e matching
Sou empresário / sócio-gerente / sócio sem funções de gestão de uma entidade comercial: posso integrar o Programa inov contacto?
Não. Ser empresário, profissional liberal ou trabalhador independente, significa estares empregado.
Já concorri em anos anteriores, mas não fui convidado/a a integrar o Programa. Posso candidatar-me novamente?
Sim. Tens de efetuar novamente todo o processo de recrutamento.
Posso realizar um estágio inov contacto mais de uma vez?
Não. Só podes participar no inov contacto uma única vez. Caso recebas um convite para integrar o Programa e aceites*, mesmo que depois desistas, ou tenhas participado anteriormente, não serás elegível para uma nova edição.
*Considera-se que aceitas o convite formal da AICEP para integrares o Programa inov contacto, quando confirmas em definitivo a tua disponibilidade para integrares o estágio. Se desistires, depois de o aceitares, não podes voltar a candidatar-te.
Não sou português. Posso participar no inov contacto?
Sim. Desde que preenchas os seguintes requisitos adicionais:
- Grau académico reconhecido através da equivalência dada por um estabelecimento de ensino nacional ou outra entidade competente;
- Certificado de registo de residência em Portugal e documento de identificação válida (bilhete de identidade, cartão de cidadão ou passaporte), no caso de seres um cidadão comunitário;
- Título que comprove a tua residência em Portugal, para os cidadãos de restantes países estrangeiros.
Posso candidatar-me, independentemente da minha área de formação / licenciatura?
Sim. Apesar de a AICEP poder decidir, em cada edição, privilegiar determinadas áreas de formação que considere estratégicas para o desenvolvimento de negócio internacional, são aceites candidaturas em todas as áreas, ficando as mesmas sujeitas aos pedidos das entidades de acolhimento que se inscrevam para acolher estagiários.
Qual o período de candidaturas ao inov contacto e onde posso efetuar a candidatura?
As candidaturas para a próxima edição do inov contacto estão abertas até ao próximo dia 17 de novembro. Podes aceder ao formulário de candidatura através do website do Programa e as inscrições realizam-se exclusivamente online.
No ato de candidatura online, que documentos / certificados é necessário submeter?
Tens de submeter:
· certificado de habilitações de licenciatura ou mestrado integrado, que inclua a data da conclusão e a média final obtida;
· certificado/diploma/declaração de avaliação de conhecimento do idioma inglês;
· se tiveres certificados de outros idiomas / formações também podes anexá-los.
Tenho que apresentar o certificado ou teste de nível com avaliação de conhecimento de inglês no momento em que me candidato ao Programa?
Sim. Tens de anexar um certificado de inglês posterior a 2018 (inclusive)
Avaliação obrigatória às 4 componentes – Speaking, Reading, Listening and Writing.
Aceitam-se certificados Cambridge Assessment English: Business; Linguaskill; IELTS; Cambridge English Qualifications, Duolingo, ou de qualquer escola de Línguas certificada pela DGERT ou reconhecida pelo Ministério da Educação.
Tenho licenciatura/Mestrado lecionado em inglês ou certificado de inglês Erasmus+. Estes documentos podem substituir os mencionados acima?
Não. Certificados de frequência de cursos/cadeiras e certificado de Erasmus+ não servem como substitutos dos documentos mencionados na pergunta anterior.