2 min read

Algumas das vantagens de estagiar no Luxemburgo

A Constança Lopes da Costa, licenciada em direito, integrou o inov contacto em 2019. Neste artigo fala-nos das vantagens de estagiar no Luxemburgo
Algumas das vantagens de estagiar no Luxemburgo

Constança Lopes da Costa | Ed. 23 | 2019 | Embaixada de Portugal | Luxemburgo

O Luxemburgo é um país bastante peculiar. Apesar da sua pequena dimensão é composto por múltiplas nacionalidades e por três línguas oficiais: francês, alemão e luxemburguês. A facilidade da comunicação é uma das razões pela qual é um país de grande atração internacional e de forte imigração.

A nível laboral, uma vez que trabalho na Embaixada de Portugal, acabo por contactar mais com portugueses, do que propriamente com luxemburgueses. No entanto, apercebo-me de que a integração dos estrangeiros no mercado laboral é acessível.

A nível funcional, observo que é um país com uma boa organização, asseado e "civilizado", nomeadamente no que diz respeito às regras de trânsito. Uma das suas imagens de marca é a limpeza e o cuidado revelados, principalmente, nos espaços habitacionais. Mesmo dentro da cidade, não se sente uma pressão construtiva nem demográfica. A vastidão de espaços verdes possibilita um fáicl contacto com a natureza, tornando o país mais “respirável”. Uma das caraterísticas da cidade do Luxemburgo é o forte contraste entre a Ville Haute e o Grund, entre os edifícios de arquitetura medieval e a presença constante das zonas verdes e arborizadas. A simpatia e gentileza dos luxemburgueses faz-se sentir, também, nas viagens de autocarro, onde os condutores, para além de cumprimentarem, esperam sempre pelos utentes atrasados.

Também admiro a existência de fontes de água potável no centro da cidade. Permitir o fácil acesso a um bem essencial, com a redução da compra de garrafas de plástico, é algo que também poderia ser pensado e implementado em Portugal. O Luxemburgo é um país bastante seguro e sempre me senti segura, a qualquer hora do dia.

Quanto ao modo de vida, os amigos e colegas reúnem-se no fim do dia de trabalho, para desfrutarem do convívio e do lazer antes do jantar. O facto de tudo acontecer “mais cedo”, permite um melhor aproveitamento do dia seguinte.

A localização geográfica do Luxemburgo torna a deslocação para os países vizinhos rápida e económica. Desde “escapadelas” aos fins de semana, à fácil acessibilidade das transações negociais, a sua centralidade europeia é, sem dúvida, um ponto de referência. De tal modo que as grandes empresas estão neste país concentradas, aumentando a sua riqueza, empregabilidade e crescimento.

A principal razão da comunidade portuguesa representar cerca de 1/6 da população é a atração económica luxemburguesa. Os elevados salários e a fácil circulação monetária são os maiores incentivos para os portugueses.

Em suma: o Luxemburgo é um país com bastante oferta, que está em constante transformação, evolução e aperfeiçoamento.

Imagem de destaque: foto tirada por Constança Lopes da Costa