2 min read

Estágios INOV Contacto têm sido determinantes para os resultados das Nações Unidas em Cabo Verde

O C24 Luis Pinho Leite entrevistou António Rodrigues Pires, Chefe do Escritório da Coordenadora Residente das Nações Unidas em Cabo Verde. Natural da Ilha do Fogo, exerce funções no Ministério das Finanças no âmbito da planificação e seguimento financeiro.
Estágios INOV Contacto têm sido determinantes para os resultados das Nações Unidas em Cabo Verde
António Rodrigues Pires, Chefe do Escritório da Coordenadora Residente das Nações Unidas em Cabo Verde. 

Como é a sua experiência de trabalhar numa organização internacional como as Nações Unidas?

Nesta organização tudo é um desafio: a oportunidade de trabalhar com uma série de agências com mandatos diferentes mas complementares, de lidar com diversidades culturais, de mostrar ao país e aos parceiros que as Nações Unidas trabalham para o mesmo fim, o desenvolvimento sustentável das comunidades, famílias e pessoas. Regozija-me fazer parte desta equipa heterogénea mas “uniforme” na resposta ao desenvolvimento deste país.

Como surgiu a ideia de se candidatarem a entidade de acolhimento no âmbito do INOV Contacto?

A ideia surgiu em 2018 através dos contactos da Coordenadora Residente (Ana Patricia Graça), que integrou a primeira edição do Contacto, com as entidades portuguesas que promovem este tipo de parceria. É a mesma língua, são importantes recursos para apoiar no cumprimento dos mandatos das agências das Nações Unidas e excelentes veículos para o desenvolvimento humano. As vantagens são inúmeras.

Quais as funções desempenhadas pelos estagiários que contribuíram para o trabalho das Nações Unidas ao longo dos anos?

Têm sido uma mais-valia preciosa, o facto de serem jovens dinâmicos, ávidos de aprender e de contribuir ativamente nos processos, justifica o sucesso deste programa de estágios.

Como qualificaria a participação dos estagiários do INOV Contacto no trabalho desenvolvido?

Muito boa. Avaliação muito positiva. Mesmo num espaço de tempo muito curto demonstram uma grande capacidade de aprendizagem e participação imediata nas iniciativas e nas ações no terreno.

Existe algum projeto ou tarefa realizado pelos anteriores estagiários que possa destacar?

O trabalho da última estagiária foi extremamente importante para pôr em prática, pela primeira vez, a plataforma UN INFO, uma plataforma das Nações Unidas de seguimento, avaliação e reportingdas ações implementadas por todas as agências das Nações Unidas em Cabo Verde. Foi um projeto muito apreciado pelo Governo.

Existe algum caso de um ex-estagiário que tenha ficado a colaborar com a entidade de acolhimento depois do estágio? Se sim, como correu a experiência?

Sim. Uma das estagiárias que apoiou a implementação da plataforma UN INFO foi recrutada como consultora júnior depois do estágio. para continuar a apoiar a organização dessa tarefa e poder concluí-la. Ela foi uma peça fundamental para o funcionamento desta plataforma. Cabo Verde é um dos poucos países de África onde esta já se encontra implementada.

Pensa que as Nações Unidas vão continuar a acolher estagiários do INOV Contacto?

Sem dúvida. É um programa em que pretendemos participar. São importantes recursos para o processo de desenvolvimento sustentável e o reforço institucional em Cabo Verde

Muito obrigado.