1 min read

"Estou muito satisfeito com os estagiários INOV Contacto que fui acolhendo". Lluís Roig, Tribuna d'Arquitetura, Barcelona

"Estou muito satisfeito com os estagiários INOV Contacto que fui acolhendo". Lluís Roig, Tribuna d'Arquitetura, Barcelona

Lluís Roig, é arquiteto e proprietário do ateliê Tribuna d’Arquitetura. Está há mais de vinte anos no mercado da arquitetura em Barcelona e um pouco por toda a Catalunha. Há mais de uma década que recebe estagiários INOV Contacto. Durante o estágio do André Dias, C24 conversaram e o tópico principal foi o Programa INOV Contacto.

Como tomou conhecimento do programa INOV Contacto?

Tive conhecimento da existência deste programa através de um amigo que é arquiteto de interiores, amigo de um arquiteto português a trabalhar em Barcelona, relacionado como o programa INOV Contacto.

Quando recebeu o primeiro estagiário INOV Contacto?

Recebi o primeiro estagiário em 2009.

O que procura num estagiário INOV Contacto?

Procuro estagiários que demonstrem uma grande vontade de aprender. Gosto que sejam comprometidos com o trabalho que estão a desenvolver e que demonstrem responsabilidade e um certo grau de autonomia.

O perfil dos estagiários tem-se alterado ao longo dos anos?

Estou muito satisfeito com os estagiários INOV Contacto que fui acolhendo ao longo dos últimos onze anos. Todos demonstraram elevadas capacidades técnicas e interpessoais. Estes estagiários são educados, polidos e bem preparados. Considero que Portugal tem tido a capacidade de formar excelentes quadros técnicos que, além de bons profissionais, são excelentes seres humanos. Penso que a Espanha não tem feito um trabalho tão positivo nessa matéria.

Pretende continuar a receber estagiários deste programa?

Sem dúvida que sim. O saldo desta experiência é muito positivo.

Que contributos e que papel têm tido os estagiários INOV Contacto ao longo dos anos?

Os estagiários INOV Contacto têm trazido consigo a frescura dos novos tempos, da modernidade. Portugal é uma referência da arquitetura mundial e isso reflete-se naturalmente na qualidade dos arquitetos que forma. Recordo-me especialmente da Inês Costa e do João Sousa, dois estagiários que estiveram cá em anos distintos. Ambos estagiaram em momentos em que havia um volume de trabalho reduzido e puderam dedicar-se, por um longo período, à elaboração de outros projetos importantes. O resultado foi muito positivo e contribuíram de forma inequívoca para a construção do portfólio de obras de referência deste ateliê.

Muito obrigado!