2 min read

Experiência INOV Contacto na Plural Editores Moçambique

A Sandra Almeida, estagiária INOV Contacto C25, conta-nos como foi importante esta experiência para sentir que, passados 6 meses, a pessoa que chegou a Maputo não é a mesma pessoa que regressa a Portugal.
Experiência INOV Contacto na Plural Editores Moçambique
Sandra Almeida | INOV Contacto C25 | Plural Editores | Moçambique

Recordo-me, como se fosse hoje, do dia 13 de outubro de 2021, o dia em que me candidatei à edição número 25 do INOV Contacto. Nessa altura e durante todo o processo de seleção e recrutamento não tinha muitas expectativas de que iria ser uma das selecionadas para fazer este programa.

Passados dois meses recebo o e-mail com o convite para fazer parte desta nova edição do INOV Contacto, no entanto só no último dia de Campus, já em finais de janeiro do presente ano, é que tive conhecimento da empresa e do destino para o qual fui selecionada, um país que nunca tinha pensado visitar, quanto mais viver, mas era um desafio que estava disposta a aceitar.

Quando chegou o grande dia para entrar num avião rumo a Moçambique estava ansiosa e talvez com algum receio do que iria encontrar pela frente, contudo só depois de colocar os pés em solo moçambicano é que a realidade do que estava por acontecer me atingiu.

Os primeiros dias, não vou mentir, foram complicados na adaptação a uma nova cultura, a novos costumes de viver e ver a vida, até na adaptação ao calor que se fazia sentir em inícios de março. Durante esse tempo tive dúvidas de se realmente era este o caminho que queria seguir, se estava disposta a viver seis meses em Moçambique. Ao fim de uma semana já só pensava quando é que iria regressar a Portugal.

Contudo, o meu espírito aventureiro e a minha vontade de mostrar de que era capaz de superar este desafio fizeram com que começasse a ver esta experiência como uma forma de crescer como pessoa, de conhecer pessoas e locais que sem esta oportunidade provavelmente nunca iria ter possibilidade.

Dentro da Plural Editores Moçambique tive a oportunidade de desenvolver ferramentas de suporte como, por exemplo, uma base de dados das escolas primárias de Maputo e o manual de gestão da empresa, que espero que sejam uma mais valia para o futuro, dar apoio aos colegas nas tarefas que eles desempenham diariamente, entre outras coisas.

Hoje estou a poucos dias de concluir a minha passagem pela Plural Editores Moçambique e por este país, sinto orgulho na pessoa que me tornei nestes meses que cá vivi e tenho pena por ter que ir embora. O Dr. Miguel Milheiro é testemunha de que a pessoa que chegou há seis meses a Maputo já não é a mesma pessoa que volta para Portugal.

No meu ponto de vista, a experiência INOV Contacto começa no momento em que tens a iniciativa de te candidatares a um estágio internacional que te irá colocar em um país e uma empresa que só tens conhecimento depois de aceitares. É uma experiência que nos permite crescer a nível pessoal e ajuda-nos a desenvolver soft skills que serão uma mais valia para a nossa vida profissional.