5 min read

GERAÇÃO Z NO MERCADO DE TRABALHO: O QUE MUDA.

Geração Z, por se tratar da mais nova geração no mercado de trabalho, têm sido realizados diversos estudos sobre o seu comportamento em relação a trabalho e carreira.
GERAÇÃO Z NO MERCADO DE TRABALHO: O QUE MUDA.

Uma característica muito presente nesta geração é que, de forma geral, os jovens antecipam e simplificam muita coisa, e essa característica é um ponto extremamente importante para o mundo corporativo, uma vez que a otimização das tarefas tem impacto direto na produtividade das equipas. O inov contacto entende e acompanha esta mudança geracional.

Outro ponto positivo é que a geração Z possui uma compreensão tecnológica apurada. Cresceram com maior acesso à tecnologia do que qualquer outra geração antes, o que não significa que estejam mais entusiasmados com a tecnologia do que os seus antecessores, pois veem-na apenas como uma forma de vida prática.

Parte da realidade desta geração são as aplicações, a comunicação por vídeo e a conectividade com o mundo. Esta característica torna-os adaptáveis a diferentes plataformas, o que pode ser uma vantagem para o mundo corporativo. No entanto, estas características também podem acabar por gerar impaciência, logo rotinas e burocracias podem desanimá-los.

No que diz respeito à procura de informação, é provável que a Geração Z utilize mais as redes sociais do que as outras gerações, em vez de recorrer aos meios de comunicação tradicionais.

Consultoras realizaram pesquisas para entender o comportamento desta faixa etária e divulgaram algumas características da Geração Z:

· Pragmáticos

São realistas, práticos e procuram satisfazer as suas necessidades financeiras e o seu enriquecimento pessoal, sem esquecer os campos emocionais e sensoriais.

· Indefinidos

Quebram a necessidade de rótulos. Quebram e contestam vigorosamente todos os estereótipos e não ligam a definições de género, idade ou classe, valorizando a identidade fluida.

· Comunicativos

São avessos a qualquer tipo de extremismo. O diálogo é o seu campo de conciliação. São ativistas, compassivos e empáticos.

· Meme Thinkers

Criaram um código universal, baseado em memes e emojis. Usam esta nova linguagem por códigos para exercitar a capacidade crítica com leveza e humor.


É comum ver estes jovens a trocar os famosos escritórios por empregos home office ou optarem por ser nómadas digitais. Outra mudança muito importante é não se importarem apenas em ganhar dinheiro. O sucesso financeiro, a realização de atividades das quais realmente gostam e a qualidade de vida, são pontos muito importantes para esta geração.

Samsung Galaxy Z Fold 3 Silver
Photo by Thai Nguyen / Unsplash

Como é a Geração Z no mercado de trabalho:

· Mais digitais

Esta geração nasceu e cresceu num mundo mais conectado através de aplicações, plataformas de vídeo e informação, redes sociais, entre outras ferramentas. Mas ser mais digital não significa que eles não valorizam o contato cara a cara no ambiente de trabalho. Preferem comunicar pessoalmente, uma vez que um dos aspetos valorizado no ambiente de trabalho é o apoio dos líderes.

· Criativos

Costumam pensar de forma diferente do que as gerações anteriores, e são estas formas de pensar que levam à inovação. Processos burocráticos não é com eles, o que os leva a pensar em formas de otimizar estas tarefas, para se focarem no que realmente acham importante para a empresa.

· Mais empreendedores

Desejam ter o seu próprio negócio mesmo sabendo que é um projeto desafiante. É a garantia de independência e sucesso financeiro, de realização e construção das suas próprias condições de trabalho. O trabalho remoto é uma tendência cada vez maior, uma vez que permite o não cumprimento de horários fixos e por dar liberdade para se trabalhar do lugar que considerar mais adequado.

· Desprendidos

Esta geração é mais desprendida, mais individualistas, estabelecendo como prioridade o seu desenvolvimento profissional, a construção das suas carreiras e estilo de vida. As empresas têm dificuldade em reter talentos da geração Z porque estes dificilmente possuem o sentimento de “vestir a camisola” da organização.


Como se devem as empresas preparar para esta geração?

Muitos dos comportamentos e motivações a que as empresas estão habituadas não fazem parte dos interesses desta geração.

A atuação das empresas está a mudar com a chegada destes novos colaboradores. Ao contrário do que os estereótipos podem fazer pensar, mesas de jogos, salas de meditação, etc. não são tidos em conta pela Geração Z ao escolher um trabalho.


Para atrair, motivar e engajar esses profissionais, é necessário adotar novas estratégias, como por exemplo:

· Flexibilidade de trabalho

Horários rígidos, obrigatoriedade de presença no escritório, férias fixas, tudo isso são coisas do passado.

· Oferecer bons salários e autonomia

Costumam preocupar-se mais em fazer o que gostam do que com o salário propriamente dito. No entanto, isso não quer dizer que não são ambiciosos e não se seduzam por trabalhos nos quais são bem remunerados e visualizam crescimento.

· Feedbacks constantes

O feedback é um dos temas mais abordados nos últimos anos quando falamos de gestão de pessoas. Apesar da Geração Z mostrar mais sinais de expectativa, são um pouco inseguros por ainda serem recentes no mercado de trabalho. É importante manter um sistema de feedback constante.

· Fortalecer a cultura organizacional

É sempre um aspeto positivo para as organizações e, para aquelas que querem usar e reter talento da Geração Z, pode fazer toda a diferença. É importante investir em ações para divulgar os valores da empresa, demonstrar que todos merecem um ambiente justo, igualitário, que valoriza as relações humanas e respeita as diferenças.

· Desenvolver planos estruturados

A geração Z sente-se altamente estimulada e inspirada com bons líderes. Entendem que um líder ajuda a melhorar o desempenho profissional e impulsiona uma carreira. Para que sintam que estão realmente a aprender, é necessário visualizar planos estruturados e estimulantes. Necessitam de orientação ao longo dos processos para definir o objetivo final em vez do imediato.

· Criar metas

A criação de metas é extremamente importante para criar estímulos. Dividir cada projeto em desafios menores permite manter o ritmo e animo destes jovens mais imediatistas. Com recompensas ao longo do caminho também é possível promover a persistência no trabalho.

· Demonstrar valorização dos colaboradores

Característica muito presente na geração Z é a necessidade de reconhecimento e valorização de seu trabalho. Oferecer apoio nos estudos com bolsas, horários especiais para os estudantes, cursos de formação, workshops e palestras também é algo muito valorizado.

· Engaje-os em algumas causas

A geração Z cresceu a acompanhar desequilíbrios relativos ao meio ambiente, economia e política, daí estejam mais comprometidos e preocupados com o futuro. Se uma organização valorizar e apoiar projetos virados para causas sociais, envolver e incentivar os jovens a participar, será bem vista.

Photo by Jason Goodman / Unsplash

Como capacitar esta geração

A Geração Z prefere consumir informações em pequenas doses, portanto uma estratégia de microaprendizagem é o ideal para eles, ou seja, em pequenas doses diárias.

Programas de mentoria também são uma ótima oportunidade para incentivar a relação entre os colaboradores e gestores.

Como pode esta geração ajudar as empresas

Esta geração tem grande energia no sentido de pensar, criar e inovar. Porque não pedir que as empresas se modernizem para facilitar a implementação de grandes ideias e oportunidades de carreira? Sendo uma geração extremamente conectada com o mundo, podem trazer uma nova forma de ver os problemas e trazer soluções inovadoras.

Saber adaptar-se é essencial para a sobrevivência de todas as empresas.

A única forma de preparar as empresas para as próximas gerações é acompanhar as mudanças do mercado e conhecer as características de cada geração. Adaptemo-nos à Geração Z enquanto a próxima geração, Alpha, não chega ao mercado de trabalho.