1 min read

Go Limpets, um projeto de criação de lapas na Ilha da Madeira da autoria do Vítor Vieira C08

O C8 Vítor Vieira cresceu na Madeira e sempre desejou conhecer melhor o país e o mundo. Durante a 8ª edição do INOV Contacto estagiou na Alemanha, aí tendo permanecido a fazer um doutoramento.
Go Limpets, um projeto de criação de lapas na Ilha da Madeira da autoria do Vítor Vieira C08
Vítor Vieira | C08 | Mercedes AMG | Estugarda | Alemanha

Após uma década na Alemanha, o Vítor, durante um período de férias na costa do Mar Negro, ao jantar num restaurante de mexilhão frente ao mar, observou a estrutura de cordas onde crescia o mexilhão. Nesse local idílico questionou-se “porque não temos isto na Madeira em relação às lapas? Tenho trabalhado os últimos 10 anos em inovação...O que podemos fazer com isto”?

Recordando-se de que na Madeira são consumidas 150 a 180 toneladas de lapas por ano, o que não é sustentável e está a esgotar a costa tal como aconteceu em algumas ilhas dos Açores, pensou num projeto que respeitasse e promovesse o ambiente

Surgiu assim o projeto Go Limpets (GL), cujo objetivo é criar lapas em aquacultura, de forma sustentável e aproveitar todo o seu ciclo de vida.

Trata-se de uma empresa de marisco, estabelecida na indústria regional madeirense. Como operação familiar tem uma profundidade única de experiência, paixão, orgulho pessoal e investimento no negócio. A GL pretende criar lapas em cativeiro, simulando o seu habitat natural - as águas ricas da Ilha da Madeira, de uma forma sustentável, ecológica e saudável. Outro objetivo consiste em aproveitar os desperdícios do consumo (70% do peso das lapas é casca) num sistema de economia circular.

Refira-se que esta missão se enquadra nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, designadamente: o Objetivo 12: Consumo e Produção Responsável e o Objetivo 14: Vida marinha.

+ informação aqui.