4 min read

INCoDe.2030 lança 9 cursos sobre competências digitais na NAU

Esta formação é feita totalmente online, através de conteúdos em vídeo, e pode ser inteiramente adaptada ao ritmo de cada um.
INCoDe.2030 lança 9 cursos sobre competências digitais na NAU

Fica a conhecer os 9 novos cursos promovidos pelo INCoDe.2030 na Plataforma NAU. O foco está nas competências digitais, integrando cinco grandes áreas: Comunicação e Colaboração, Gestão de Informação, Criação de Conteúdos, Proteção Digital e Identificação de Soluções.

As formações são gratuitas e estão disponíveis na Plataforma NAU, com o objetivo de desenvolver as competências digitais na sociedade capacitando a população portuguesa. “Vivemos num mundo que depende, cada vez mais, das tecnologias digitais e em que os dispositivos eletrónicos e plataformas online são a forma mais comum de interação”, explica o INCoDe.2030, no seu site, acrescentando: “As competências digitais são essenciais para o exercício pleno da cidadania”.

Comunicar e Colaborar através de Tecnologias Digitais

Esta é uma formação dividida em dois níveis, que vai da seleção e manuseamento de tecnologias e serviços online até à partilha de dados e aplicação de condutas adequadas à sua utilização. Reputação online, autoria da informação digital e ferramentas colaborativas são outros dos temas abordados.

Comunicar e Colaborar através de Tecnologias Digitais – Nível In…
Com este curso trabalhará as competências definidas para o nível intermédio da área de competência da Comunicação e Cidadania.
Comunicar e Colaborar através de Tecnologias Digitais – Nível Av…
Com este curso trabalhará as competências definidas para o nível avançado da área de competência da Comunicação e Cidadania.

Gestão de Informação e Conteúdos Digitais

As várias formas de gerir a informação e conteúdos que são acessíveis online é o principal foco deste curso dividido em dois níveis. A formação inclui um foco especial nas formas e estratégias de pesquisa, bem como na respetiva análise de resultados. Por outro lado, comparar fontes de informação e reconhecer critérios de credibilidade, com o objetivo último de identificar conteúdos que veiculam informação falsa, é outra das prioridades.

Gestão de Informação e Conteúdos Digitais - Nível Intermédio
Com este curso trabalhará as competências definidas para o nível intermédio da área de competência Literacia da Informação.
Gestão de Informação e Conteúdos Digitais – Nível Avançado
Com este curso trabalhará as competências definidas para o nível avançado da área de competência Literacia da Informação.

Criadores do Futuro - Criar e Editar Conteúdos Digitais

Numa altura em que a produção de conteúdos digitais assume um protagonismo cada vez mais reforçado, este curso dividido em dois níveis propõe-se a transmitir os conhecimentos e competências necessários para produzir texto, som, imagem e vídeo. O respeito pelos direitos de autor e o licenciamento de conteúdos criados fazem também parte do programa.

Criadores do Futuro - Criar e Editar Conteúdos Digitais - Nível …
Aprender a produzir conteúdos digitais multimédia, nas suas várias vertentes, seja criação de documentos, imagens, vídeos, música, entre outros.
Criadores do Futuro - Criar e Editar Conteúdos Digitais - Nível …
Aprofunda os teus conhecimentos de criação de conteúdo digital, que te servirão no trabalho e no quotidiano!

Proteção Digital, Saúde e Meio Ambiente

As formas de proteção de dispositivos tecnológicos são um dos focos desta formação dividida em dois níveis, que aborda temas como phishing, spam ou softwares de proteção. Por outro lado, a privacidade e o tratamento de dados estão também em destaque, bem como práticas que minimizem o impacto do uso de dispositivos digitais na saúde e no meio ambiente, promovendo o bem-estar físico e psicológico.

Proteção Digital, Saúde e Meio Ambiente - Nível Intermédio
Ganhe consciência sobre os riscos e as ameaças dos ambientes digitais, como se proteger e desenvolver o seu bem-estar na utilização das tecnologias.
Privacidade e Segurança em Ambientes Digitais - Nível Avançado
Saiba analisar os riscos e as ameaças dos ambientes digitais, e como apoiar outros a desenvolver estratégias de proteção da privacidade e segurança.

Desenvolvimento de Soluções em Ambientes Digitais

A avaliação e seleção de ferramentas digitais para dar resposta a necessidades tecnológicas é o principal objetivo desta formação que procura, de igual forma, identificar soluções para a resolução de problemas técnicos concretos que possam surgir no mundo digital.

Desenvolvimento de Soluções em Ambientes Digitais – Nível Avança…
Saiba como identificar e resolver problemas técnicos ao operar dispositivos e utilizar ambientes digitais (desde a resolução de problemas simples a mais complexos.