2 min read

INOV Contacto - um comboio, várias paragens, alguns reencontros e muitas descobertas

O Rafael Castro, participou na 23ª edição do inov contacto e realizou o estágio no Numeric Group em São Paulo, Brasil.
INOV Contacto - um comboio, várias paragens, alguns reencontros e muitas descobertas

O Rafael Castro, participou na edição nº 23 do INOV Contacto e realizou o estágio no Numeric Group em São. Paulo, Brasil. O testemunho que se segue fala-nos desta experiência

Imaginemos um comboio. As pessoas em carruagens diferentes. Não se conhecem, pior do que isso, não se veem. De vez em quando deslocam-se à carruagem bar, encontram-se, mas passam uns pelos outros sem se aperceberem uns dos outros, como se vivessem em diferentes níveis de realidade, paralelos entre si, mas não sobreponíveis nem intercetáveis.

O comboio não é expresso, tem várias paragens onde entram e saem passageiros. Varia tudo neles, o perfil, as roupas, a bagagem, as pessoas que os acompanham, os passados que carregam e os futuros em que acreditam. Têm diferentes esperanças, experiências de vida, intenções, sonhos, projetos e ambições. Há entre eles muitas coisas em comum, que não descobrem em toda a viagem, porque não comunicam entre si. O que uns sabem, serviria a outros, se o soubessem e poder-lhes-ia modificar para sempre o futuro ou o desenlace das suas vidas. Nunca o saberão.

Em São Paulo, uma das minhas muitas paragens no “comboio” que o INOV Contacto manufaturou para eu embarcar, teci raízes permanentes. Reencontrei-me com amigos de infância que emigraram para esta cidade e com amigos com quem me fui cruzando e conhecendo noutros comboios internacionais do passado. Construímos uma família de 8 INOV’s, uma família que não escolhemos, pois foi por mero acaso que nos juntámos em São Paulo. E desde muito cedo nos apercebemos da compatibilidade das nossas personalidades.

O programa INOV Contacto, para além de nos proporcionar uma experiência profissional internacional, é fantástico medida em que conglomera um grupo de jovens profissionais com mentalidades abertas e gosto e coragem pelo desconhecido.

Por outro lado, o povo brasileiro, com a sua energia fervilhante e simpatia, conquistou um lugar especial no meu coração. A barreira linguística que eu pensava ser inexistente, rapidamente se revelou. Na verdade, após interações banais do quotidiano, alguns brasileiros agradecem-me dizendo “gracias” tomando-me por hispanófono, consequência do meu sotaque nortenho português. Trata-se de um povo muito hospitaleiro e com um especial carinho pelos seus “irmãos” portugueses. Fiquei apaixonado.

O INOV Contacto concedeu-me uma experiência única e incrível, aconselho vivamente a participação neste programa espetacular. Encerro este pedaço da narrativa da minha aventura com uma chamada para a foto de um dos muitos fins de semana que passámos a viajar pelo país.