2 min read

Lê a entrevista do João Lopes Aguiar C15 à Sapo Viagens sobre a sua viagem de veleiro de Barcelona a Cabo Verde

Em entrevista à Sapo Viagens o João fala sobre a viagem de veleiro de Barcelona a Cabo Verde, alguns dos insights que teve no mar, da importância do turismo consciente, a sustentabilidade do planeta e alguns aspetos da expansão portuguesa.
Lê a entrevista do João Lopes Aguiar C15 à Sapo Viagens sobre a sua viagem de veleiro de Barcelona a Cabo Verde
João Lopes Aguiar | C15 | Self Energy | Maputo, Moçambique

QUEM: João Lopes Aguiar, C15

QUANDO: 2021

O QUÊ: Entrevista à Sapo Viagens na qual aborda a sua viagem de veleiro.

INSIGHTS: Uma volta ao mundo, por 25 países dos 5 continentes à boleia, de barco, de carro e de helicóptero. Uma viagem de veleiro de Barcelona a Cabo Verde. Defende a importância do turismo consciente, a sustentabilidade do planeta e questiona alguns aspetos da expansão portuguesa.

+INFO: João - Veleiro Winderlust (canal YouTube), site, livro “Os meus Descobrimentos” e entrevista à Sapo Viagens

O João é engenheiro eletrotécnico e de computadores e participou na 15ª edição do INOV Contacto. Realizou o seu estágio na Self Energy em Maputo.

É apaixonado por viajar. Durante 19 meses completou a sua primeira volta ao mundo passando por 25 países dos 5 continentes à boleia, de barco, de carro e de helicóptero. Fez voluntariado e dormiu quase sempre em sofás. As aventuras desta viagem estão disponíveis no seu primeiro livro: Os Meus Descobrimentos - Volta ao Mundo em Couchsurfing.

Mais tarde, foi a Barcelona finalizar a compra do veleiro Winderlust, que dali o transportou até Cabo Verde.

"À chegada de Cabo Verde apareceram sardinhas voadoras, sardinhas ou carapaus, a sério que é assim incrível. Isto parece uma história mirabolante, mas é verdade. Estava no barco e, de repente, ouvia-se tac, tac, tac e vias lá um peixe…” partilha com entusiasmo. “Eles voavam, são peixes que têm asas, não sei se é para fugirem aos predadores marítimos…”, reflete. “Voam mais junto à água, mas voam. É impressionante! E vão para dentro do barco, depois param lá… Obviamente que foram comidos, tem que se aproveitar”, finaliza em tom de brincadeira acrescentando que às vezes também entravam algumas lulas. “Foi uma viagem muito bonita.”

O Winderlust encontra-se em Cabo Verde desde abril e o João pondera fazer a travessia do Atlântico entre novembro e abril para evitar apanhar tempestades. “Sim, existe esse ensejo, mas não é um objetivo de vida ou morte, nem eu me quero colocar nessa posição. Estou feliz com o que fiz até Cabo Verde. Acho que foi uma viagem incrível”, explica.

“Também temos que falar do impacto no planeta e, sem dúvida, a vela é um transporte super ecológico, é só o vento. Claro que há aqui que destrinçar o barco a motor do barco à vela. O barco à vela é infinitamente ecológico e, o outro, principalmente os cruzeiros são muito poluentes. (…) A vela possibilita este turismo mais consciente e mais conectado à natureza.”

Sabe mais no site do João e no seu canal no Youtube.