2 min read

Miguel Pessoa Jorge, Science4you: "Centenas de crianças querem passar o dia de anos connosco"

A Ana Simões, efetuou o estágio inov contacto na Science4you, em Madrid. Neste artigo conversa com o Miguel Pessoa Jorge, "manager" na área de "International Sales" e "E-commerce" sobre brinquedos, ciência e divertimento.
Miguel Pessoa Jorge,  Science4you: "Centenas de crianças querem passar o dia de anos connosco"

Ana Simões | Ed. 23 | 2019 | Science4you | Madrid, Espanha

O Miguel tirou o curso em economia no ISCTE Business School e iniciou o seu percurso profissional em Moçambique, através do MOVE na área de Microfinance. A sua ambição por uma carreira profissional que tivesse, de alguma maneira, impacto na sociedade manteve-se, surgindo a oportunidade de trabalhar na Science4you.

Na tua opinião qual é a importância dos brinquedos educativos?

Acredito que estes brinquedos ajudam as crianças a desenvolver diferentes sets de skills e competências, sem nunca esquecer a componente de diversão que deve estar associada a todos os brinquedos.

Como caracterizas um “brinquedo educativo"?

Exatamente aquilo que o nome diz: um brinquedo que educa. Os nossos brinquedos seguem todos a metodologia STEM (Science, Technology, Engeniery and Mathematics), apesar de estarem mais focados na área da ciência. A ideia é que ensinem coisas novas às crianças, sem nunca descurar a ideia de serem brinquedos.

Acreditas que estes brinquedos podem ter características sociais?

Claro que sim! No entanto, este tipo de brinquedos tem de ter uma orientação adequada, pelo que necessitamos de um trabalho conjunto com uma associação que possa ajudar as crianças a divertirem-se, aprendendo com este tipo de jogos. Todos os nossos brinquedos devem ser supervisionados por adultos.

De todos os brinquedos em que já trabalhaste, qual o que mais gostas?

Diria que o que mais gosto é o meu primeiro kit de ciências, um jogo que pode ser usado a partir dos 4 anos. É simples e tem um leque variado de experiências em diferentes áreas educativas.

Vês a ciência como algo que possa ser divertido para as crianças?

Sim, todas as crianças são curiosas e gostam de construir e criar coisas novas. Qualquer brinquedo que chegue ao nível cognitivo de uma criança em explicações e seja claro é, na minha opinião, por elas percecionado como divertido.

Que valor acrescentado achas que a science4you traz para a sociedade?

Creio que um pouco do que já disse antes: ensinar de uma forma divertida, aproximar adultos de crianças e desenvolver diferentes áreas cognitivas nos mais pequenos.

Numa só frase, o que dirias para convencer alguém de que a ciência pode ser divertida?

Temos centenas de crianças que querem passar o seu dia de anos connosco e em muitos casos em mais de um ano consecutivo!

Todos os brinquedos da Science4you têm uma finalidade educacional mais orientada para o campo científico. Como conseguiram conjugar ciência com diversão de forma a conquistar a atenção dos pequenos clientes?

Penso que o desafio é conseguir adaptar as explicações à idade. As crianças em geral são curiosas e a partir do momento em que conseguem perceber as coisas e conseguem fazê-las por elas mesmas, já se estão a divertir!

O que inspira a tua paixão em ver crianças e jovens a aprender ciência?

O que motiva é sentir que de alguma forma o nosso trabalho está a contribuir para algo que é útil para a sociedade e o seu desenvolvimento.

Obrigada, Miguel!