2 min read

O que é uma carta de motivação

Quando a deves usar e como a escrever. Vamos inspirar-te.
O que é uma carta de motivação

Uma carta de motivação explica por que és o candidato perfeito para o trabalho. É curta, no máximo ocupa uma página, e inclui informação sobre as tuas realizações e interesses. Normalmente, é anexada ao currículo quando te candidatas a um emprego, estágio ou voluntariado.

Podes pensar “Não é para isso que serve uma carta de apresentação?” Existem semelhanças e diferenças entre estes dois documentos. Vamos ver as diferenças.

Carta de Motivação vs. Carta de Apresentação

À primeira vista, uma carta de apresentação e uma carta de motivação podem parecer a mesma coisa. Ambas devem ter no máximo uma página e acompanhar o teu currículo. A intenção de ambas é convencer o recrutador a considerar a tua candidatura.

No entanto, há uma grande diferença entre esses dois tipos de cartas. As cartas de apresentação fornecem exemplos específicos de como a tua educação, competências, experiência profissional e realizações correspondem aos requisitos para o trabalho em questão.

As cartas de motivação, por seu lado, são mais abrangentes. Ilustram os teus interesses, traços de personalidade e motivos para te candidatares. Isto significa que são perfeitas para quando tens pouca ou (ou nenhuma) experiência relevante mas possuis qualidades e entusiasmo que te diferenciam.

Se achas que escrever um currículo e uma carta de apresentação são desafios, podes sentir que as cartas de motivação também são intimidantes. A boa notícia é que não precisam de ser!

Para escreveres cartas de motivação

Podes usar as dicas a seguir como uma lista de verificação para garantires que a tua carta de motivação seja a melhor possível.

📝
Usa o nome do responsável do processo de recrutamento ou da organização para iniciar a carta;
📝
Não reformules o teu currículo. Em vez de te repetires, usa a carta de motivação para incluíres outros aspetos. Menciona especificamente a posição ou programa em que estás interessado. Expressa as tuas motivações e desejos;
📝
Usa verbos de ação para dar vida à tua carta;
📝
Inclui palavras-chave de currículo. A empresa pode passar o teu currículo e carta de motivação por um sistema de rastreamento de candidatos e é importante destacaras-te;
📝
Não sejas demasiado insistente. Deixa claro que queres a posição, mas não pareças desesperado;
📝
Não mintas nem exageres;
📝
No parágrafo final, inclui por que te encaixarias bem no cargo, o que gostarias de aprender e o que esperas ganhar com a experiência. Em seguida, inclui uma call to action, como “Por favor, sinta-se à vontade para entrar em contacto comigo se precisar de mais detalhes” ou “Fico ansiosamente a aguardar o vosso contacto”;
📝
Revê a tua carta. Nada prejudica mais o teu profissionalismo do que erros de digitação ou gramaticais. Usa um programa de revisão de texto para verificar os erros que podes ter deixado passar.

E tens a tua carta de motivação pronta!