3 min read

Os dias da Sandra em Barcelona

"Na cidade do “Forever Young” onde ser “diferente” é ser normal e ser “normal” é demasiado estranho, o choque cultural foi, como diriam os espanhóis “raro”, conta-nos a inov contacto Sandra Santos.
Os dias da Sandra em Barcelona

Sandra Santos | C23 | Ramboll Environ Iberia, S.L. | Barcelona, Espanha

No desenrolar desta experiência, foram escritos novos capítulos na bíblia do meu ser,  proporcionados por fatores externos movidos pelo sonho. E com isto, partilho um pouco do que vivi.

Depois de uma esperança colossal de conhecer a Ásia, um desejo profundo de observar além do Cabo das Tormentas e uma imaginária emoção de sentir a água quente do Rio de Janeiro, fui graciosamente assombrada com a notícia de que o destino final desta aventura estaria apenas a duas horas de avião de casa. Nem mais nem menos que, a contemporânea, Barcelona.

Tudo começou no dia 8 de Março, dia de aterrar numa Barcelona violeta. Fui introduzida à cidade com um movimento feminista em consequência do dia celebrativo e, rapidamente, uma enchente de sensações artísticas ocuparam todo o espectro de cores e o campo de visão.

Na cidade do “Forever Young” onde ser “diferente” é ser normal e ser “normal” é demasiado estranho, o choque cultural foi, como diriam os espanhóis “raro”, onde a adaptação não foi a mais célere, se não, a mais lenta e singular, que por sua vez, das mais intensas (no melhor dos sentidos).

Ramboll – A empresa de destino, com berço na Dinamarca e presença mundial, exerce funções de consultoria e engenharia. Mais particularmente, atua no sul na Europa em prol do meio ambiente.

Fui, desde logo muito bem recebida por todos os companheiros ibéricos que rapidamente demonstraram a sua disponibilidade em contribuir para o meu crescimento profissional.

Com a ajuda dos cinco ex-inov’s, tive a oportunidade de integrar a equipa de consultorias e solos/águas, atuando tanto em backoffice como no terreno.

O dia-a-dia na consultoria consiste, basicamente, em analisar possíveis danos ambientais causados, nomeadamente, por indústrias e avaliar, em termos económicos, a reestruturação do impacto produzido no devido compartimento ambiental.

Já na faceta de águas e solos, o objetivo é, em campo, a recolha de amostras que, depois de analisadas em laboratório, os dados obtidos serão tratados e desenvolvidos até se chegar a uma conclusão de índole, potencialmente, danosa em termos ambientais.

A empresa também, tem como um dos principais focos, a Segurança, Higiene e Saúde no trabalho e a Sustentabilidade ambiental.

O melhor bairro de Barcelona, a famosa Villa de Gràcia, onde me alojei por esta temporada. Energia, é a palavra de ordem que paira nas ruas modernas daquela que, até ao final do século XIX, era um povo independente de Barcelona e, por isso, é uma zona auto suficiente. Dispõe de todo o tipo de serviços e comércio, restaurantes e bares com praças cheias de vida, ao bom estilo mediterrâneo!

Arte não falta! Artistas e multidões boémias são, por antonomásia,  as veias de Gràcia.

Com o mar a este, aproveita-se a água tépida própria do mediterrâneo, ao fim da tarde. Com o pôr do sol voltado ao país de nacionalidade adquirida e com o vislumbrar tremido da meta sentimos os inícios da fugaz notalgia de que iremos “echar de menos” a Barceloneta.

Noites triunfais! Sexta sim, sábado também, a cidade não dorme e nós, com o calor, também não. Aproveitar a vida noturna era, por excelência, o oxigênio da nossa vivência no distrito de inovação europeia.

Palco de “Vicky Cristina Barcelona”, imagens cinematográficas estão por todos os cantos da capital da Catalunha.  Desde a sua arquitetura gótica à gaudiana.

E no final de contas,  como a nossa  Marisa diz “ é preciso perder para depois se ganhar”. Deixei uma parte de mim para mais tarde recordar, ganhei uma nova identidade e, com esta, o melhor de mim.

Somos o resultado da equação com incógnitas de emoção, onde a variável independente é a vida e a outra, por contraposição, nós, pelo que fazemos dela.

Posto isto, o melhor mesmo, creio ser o contemplamento das oportunidades oferecidas e não denominarmos a “comodidade” de “felicidade”, pois esta, por seu turno, penso ser feita pelo contraste criado entre o agradável e desagradável.

La magia es eso que sucede todos los días, exatamente, cuando el universo cambia los planes que tenías.