2 min read

Participação do Professor Guilherme Victorino no webinar UPLOADING THE FUTURE by INOV Contacto

Participação do Professor Guilherme Victorino no webinar UPLOADING THE FUTURE by INOV Contacto
Professor Guilherme Victorino, Head of Innovation & Analytics Lab at NOVA IMS

O Professor Guilherme Victorino é Head of Innovation & Analytics Lab at NOVA IMS e foi orador no Webinar UPLOAGING THE FUTURE by INOV Contacto.
Das suas intervenções sobre as competências fundamentais do futuro destacamos os seguintes tópicos.

Importância crescente da inteligência emocional

Esta soft skill pode e deve ser promovida e experienciada nas escolas e universidades, para que os jovens cheguem ao mercado de trabalho mais preparados. Todavia, esta tendência pode enfrentar algumas resistências iniciais, sobretudo em estabelecimentos de ensino com um perfil mais racional e analítico.
A inteligência emocional implica dois desafios:

  • A confiança criativa
  • A capacidade de lidar com a ambiguidade. A este respeito podemos referir que os estágios INOV Contacto proporcionam momentos privilegiados de ultrapassar desafios deste teor, dadas as incertezas que os estagiários enfrentam ao longo do seu percurso.

Estratégias propensas à plasticidade

A aicep Portugal Global é considerada um bom exemplo desta prática, tanto pela capacidade e motivação para se reinventar, como pela valorização da agilidade, não só em termos tecnológicos e de inovação, mas também enquanto estratégia de arquitetura organizacional.
Para atrair talento é necessário ser ágil. Isso não é o mesmo que fazer ágil. Ser ágil implica ter pensamento estratégico, ideias novas e disponibilidade para correr riscos.

O propósito

Neste momento em que o propósito tem um valor tão importante, sobretudo para os jovens, verifica-se uma enorme intolerância a contradições e inconsistências, designadamente em termos de sustentabilidade, diversidade e inclusão. Se existe algum desnível neste campo, a harmonia com a organização começa a deteriorar-se.

Capacidade de vencer o poder da conformidade

É importante os jovens ultrapassarem esta tendência. Se não o fizerem, irão reproduzir as ideias dos colaboradores mais antigos, alinhando o comportamento com o dos colegas mais experientes.

Outras skills determinantes no mundo pós pandémico, dependem do ensino como fator de mudança.

Há algum tempo, a Universidade de Sidney criou uma faculdade de estudos interdisciplinares, cuja primeira licenciatura se intitulava “criatividade e pensamento computacional”. Basicamente, este curso expunha os alunos a um conjunto de experiências nas duas vertentes atrás referidas, levando-os a vivenciar situações onde, à semelhança do mundo atual, a ambiguidade era uma constante.

Será muito interessante acompanhar o futuro destas duas skills.

Podes assistir ao webinar na íntegra.