2 min read

Impactos do Safety Champions Program na Envent Corporation

A Catarina Correia, estagiária da 23ª edição do inov contacto na Envent Corpotation, entrevistou a Sara Keller, colaboradora sobre o Safety Champions Program
Impactos do Safety Champions Program na Envent Corporation

Catarina Correia | C23 | 2019| Envent Corporation | Texas, EUA

Sara Keller trabalha na área de segurança e ambiente há cerca de 10 anos. Começou a sua carreira em estações de perfuração de petróleo, tendo depois transitado para a indústria química e refinarias. Colabora com a  Envent Corporation, empresa dedicada a serviços ambientais como controlo de emissões e desgasificação.

A Envent Corporation apresenta-se como uma empresa de carácter ambiental, pode clarificar?

Somos contratados por empresas que necessitam de emitir/eliminar vapores nocivos para atmosfera. A EPA (Environmental Protection Agency) não permite que as empresas simplesmente abram uma válvula e emitam os vapores diretamente para a atmosfera. Aqui, temos uma equipa de engenheiros especializada que desenvolve o equipamento. Esse é conectado diretamente na fonte e queima os vapores nocivos, garantindo uma percentagem de 99.9% de eficácia, sendo uma forma ambientalmente correta e benéfica de libertar os vapores para a atmosfera.

Na Envent Corporation, a sua posição tem um papel importante em questões relacionadas com o ambiente e sustentabilidade. Apoia estas questões?

Claramente que apoio, sou uma pessoa preocupada com o ambiente mas a empresa, em si, é uma empresa dedicada a serviços ambientais, não só com a eliminação de vapores. Tem em atenção o armazenamento de químicos com que trabalha, de forma que a que exista sempre proteção e não haja contacto com o solo.

Há algum projeto relacionado com este tema?

Recentemente implementámos um programa de incentivos - Safety Champions Program. Este programa tem o objetivo de distinguir os colaboradores que vão para além do que é requerido relativamente à segurança e ambiente.

Qual é o impacto destes projetos?

Este programa é para todos os colaboradores da Envent. A forma de funcionamento baseia-se numa hierarquia de ações, que correspondem a uma pontuação dependendo da importância da mesma. Avaliamos quem tem mais pontos por quadrimestre. Os prémios são medalhas com design realizado pelo próprio departamento: t-shirts e vales de oferta. Uma das ações é uma inspeção DOT positiva, o que resulta na prevenção de qualquer tipo de fuga (no que diz respeito a camiões em movimento). Outra ação à qual são atribuídos pontos está relacionada com mudanças ambientais, ou seja, uma ideia que nos permita ser mais eficientes ambientalmente. Este é um bom sistema e, embora os colaboradores refiram “É só o meu trabalho”,  implica o foco no que estão a fazer. Apesar de ter sido implementado há pouco tempo, já tivemos vários colaboradores a participar.

Existem oportunidades de melhoria?

Existem sempre pontos de melhoria: quando se trata de limpeza e organização pode sempre ser melhor. Diariamente estamos a trabalhar para sermos melhores.

Obrigada, Sara.