2 min read

Um lugar novo… uma bagagem maior

"O programa inov contacto proporcionou-me a oportunidade de vivenciar um contexto culturalmente diferente enquanto dava o primeiro passo na minha carreira internacional." afirma Patrícia Romeiras Santos, estagiária da 23ª edição.
Um lugar novo… uma bagagem maior
Patrícia Romeiras num dos pontos mais famosos do percurso do Grand Canyon, conhecido como Eagle Point.

Patrícia Romeiras Santos | C23 | LBC | São Francisco, EUA

O programa inov contacto proporcionou-me a oportunidade de vivenciar um contexto culturalmente diferente enquanto dava o primeiro passo na minha carreira internacional.

Neste quadro entusiasmante de descoberta de uma sociedade distinta, observo que a experiência me preparou – a cada dia – para o meu futuro profissional em duas principais vertentes: técnica e comportamental. O campo técnico, desenvolvido através de acesso a inovadores processos de organização, métodos de execução e tecnologias, contribuiu para adquirir novos conhecimentos e diversificadas ferramentas de trabalho. O domínio comportamental prende-se com o desenvolvimento de competências transversais que, hoje, diria eu, são fulcrais para o sucesso de um profissional. E, aqui, destaco o espírito de proatividade e iniciativa para uma integração rápida, flexibilidade, tomada de decisão independente, persistência e sensibilização para criação de uma comunicação empática.

A mim, saiu-me a sorte grande, pois o palco deste desafio fascinante foi a cidade de São Francisco. Aqui, onde o sem abrigo e o empresário, o nativo e o estrangeiro, o velho e o novo, o excêntrico e o conservador, partilham o mesmo espaço todos os dias. Uma cidade pouca óbvia, imprevisível, que facilmente me deixou curiosa e cheia de vontade de querer saber mais. E num instante, lá estou eu, completamente envolvida e conquistada por terra californiana.

Patrícia Romeiras com a vista para a Golden Gate Bridge.

Fazendo parte de Silicon Valley, São Francisco é, hoje em dia, cenário de disrupção tecnológica, investimento em capital de risco, sede de start-ups e líderes de mercado. Mas ainda que seja lar da alta tecnologia, conseguimos respirar a história de uma cidade antiga – a missão espanhola, influência do México, época da febre do ouro e os episódios de terramotos devastadores - tornando-a, assim, intrigante na sua capacidade gritante de nos surpreender.

A empresa que acolheu o meu estágio opera como uma facilitadora na ligação do ecossistema da área da Baía com outros mercados, oferecendo serviços diferenciados no seu propósito de impulsionar o crescimento de empresários, empreendedores, empresas e start-ups. Acompanhada por profissionais de referência, fui desafiada a adaptar-me a um meio distinto em tempo reduzido, saltar fora da zona de conforto e arriscar. Ser resiliente, criativa na resolução de problemas e fazer acontecer com os recursos e condicionantes que se expõem.

Ao trabalhar num espaço de coworking desfrutei ainda da mais valia de interagir com profissionais distintos e expandir a minha rede de contatos e conhecimentos. Observar como o meio envolvente se projeta e as pessoas em redor se relacionam, ajudou-me, diariamente, a melhorar, a desenvolver a comunicação, aprender, e, naturalmente, a crescer.

O estágio internacional inov contacto foi um motor de forte enriquecimento profissional e pessoal, respondendo ao inicial propósito de evoluir e direcionar o meu percurso para um futuro mais completo e sorridente.