2 min read

YERBO - o projeto empreendedor do C17, Francisco Vieira Mendes

Apresentado como “Inovador” na CNN en español, quisemos saber mais sobre o percurso do Francisco e como surgiu a Yerbo, um projeto ligado à gestão do bem-estar mental.
YERBO - o projeto empreendedor do C17, Francisco Vieira Mendes
Francisco Vieira Mendes | C17 | Acsendo | Colômbia, Bogotá

O Francisco Vieira Mendes, licenciado em Marketing e com pós-graduação em Marketing Digital, foi INOV Contacto durante o C17, em 2013, tendo estagiado numa Startup Colombiana, a Acsendo.

Falámos com o Francisco sobre o seu percurso após o estágio INOV Contacto e como nasceu a Yerbo, um projeto empreendedor ligado à gestão do bem-estar mental.


Terminado o estágio, fui convidado a ficar na empresa e a formar a minha própria equipa de marketing e vendas, onde tive a oportunidade de acompanhar a abertura de atividade da empresa noutras regiões, como o Brasil, México e Portugal. Durante os anos seguintes estive entre Portugal e Colômbia com a minha equipa, direta e indireta, espalhada por diferentes latitudes. Sendo já sócio da empresa, fui desafiado a regressar a Bogotá para escalar mais rapidamente a equipa. Em 2019 regressei à Colômbia, onde comecei também a dar mentorias a outros empreendedores e aulas online de Growth e Marketing.

No final desse ano saí da Acsendo e fui trabalhar com a CleverTap, uma empresa de software Indiana que procurava expandir-se para a América Latina, como Diretor de Marketing para a região. Com a chegada da pandemia, a empresa cortou as áreas em expansão o que fez com que tivesse que despedir a minha equipa e ficasse num limbo, como diretor de marketing interino para o sudeste asiático. Com o passar dos meses, enclausurado pela pandemia, com horários loucos de trabalho, vivi uma experiência de Burnout que me fez repensar o meu rumo profissional.

É aqui que surge a Yerbo. O meu co-fundador, Marcos Sponton, tinha criado a Yerbo com o intuito de democratizar o acesso a ferramentas para a gestão do bem-estar mental. Começamos a conversar e eu decidi somar-me à iniciativa.

Hoje em dia temos um produto usado por milhares de utilizadores, um pouco por todo o mundo, em empresas como Gitlab, Mural, Nubank, ShipHero.

A Yerbo tem o foco nos indivíduos - mantendo sempre o anonimato e oferecendo uma versão gratuita para uso individual - e nos seus líderes, os chamados mid-managers, pois sentimos que são estes, que estão nas trincheiras no dia-a-dia, quem realmente pode intervir e melhorar o bem-estar das equipas. Quando um assunto de bem-estar mental chega aos Recursos Humanos já é tarde. Já é uma renúncia ou uma denúncia. Achamos que muitos destes casos poderiam ser solucionados com uma conversa segura e informada, uns meses antes, entre o líder e o colaborador.

Estas são as ferramentas que a Yerbo oferece:

Autodiagnóstico para aumentar o autoconhecimento sobre os fatores de bem-estar mental - um feedback imediato para os colaboradores, que apenas respondem a um questionário e a ferramenta indica-lhes o seu nível de risco e quais as ações recomendadas.

Conversas 1:1 guiadas pelos dados de bem-estar mental da equipa, personalizadas para cada momento e para as especificidades de cada equipa.

Lançámos uma ferramenta de deteção de risco de burnout, totalmente gratuita a que chamamos BurnoutIndex, já usada por 200.000 pessoas. E também publicámos o relatório sobre o Estado de Burnout na Indústria da tecnologia.

Até hoje levantámos uma ronda pre-seed e estamos, neste momento, a abrir a nossa ronda Seed. Trabalhamos de forma remota, tendo colaboradores em 5 países diferentes, e o nosso foco comercial são as empresas de alto-crescimento nos Estados Unidos, mas temos clientes um pouco por todo o lado - mas ainda nenhum em Portugal, e o software está disponível em 3 idiomas, Inglês, Espanhol e Português.


Deixamos-te a entrevista do Francisco ao canal CNN

0:00
/
Entrevista do Francisco ao canal CNN