3 min read

Conversámos com a Sofia Pereira, que está a estagiar em Moçambique. Confessou-nos que aos 21 anos nunca tinha pensado estar "sozinha" em África durante seis meses

"Em dois meses já ganhei novas perspetivas que levarei para o resto da vida". São palavras da C26 Sofia Pereira sobre o estágio que está a realizar na Câmara do Comércio Portugal Moçambique, em Maputo
Conversámos com a Sofia Pereira, que está a estagiar em Moçambique. Confessou-nos que  aos 21 anos nunca tinha pensado estar "sozinha" em África durante seis meses

Sofia Pereira | Edição 26 | 2023 | Câmara do Comércio Portugal Moçambique

A Sofia Pereira tem 21 anos, é licenciada em Relações Públicas e Comunicação Empresarial e tem uma pós-graduação em Gestão de Eventos. Neste momento encontra-se em Moçambique, a realizar o estágio do inov contacto na Câmara de Comércio Portugal Moçambique, em Maputo. Conversou connosco, de forma informal, sobre o seu percurso ao longo destes 2 primeiros meses do programa.

Sofia, costumas definir-te como “uma pessoa com bastante energia e curiosa em conhecer e aprender mais”. Podes dizer-nos como estes primeiros meses do estágio têm contribuído para concretizar esses desejos?

Sempre tive vontade de viver noutro país para aprender e conviver com outras culturas. Vim parar a África e deparei-me com uma realidade muito diferente. Mesmo existindo muitos vestígios de Portugal em Moçambique, este é um país totalmente diferente, com modos de vida e ideologias diferentes. Todos os dias tenho aprendido algo e sinto que ainda vou aprender muito mais. A verdade é que em 2 meses já ganhei novas perspetivas que levarei sem dúvida para o resto da minha vida.

Tiraste uma licenciatura em Relações Públicas e Comunicação Empresarial e, posteriormente, uma pós-graduação em Gestão de Eventos. Já tiveste oportunidade de praticar a vertente dos eventos em Maputo?

A minha função enquanto delegada na Câmara de Comércio Moçambique Portugal é de representar e ser um ponto de ligação entre a CCPM e as empresas. Assim, tenho feito esta comunicação através de reuniões e sessões de networking. Gostava de explorar mais a área de eventos e sei que nos próximos 4 meses terei essa oportunidade.

Sabemos que és uma pessoa que gosta de conviver, praticar desportos e ouvir música ao vivo. Nesse sentido, Maputo tem correspondido ao que esperavas?

Maputo superou as minhas expectativas ao nível de vida social. Eu sou uma pessoa muito ativa, que gosta de sair e conhecer pessoas e Moçambique recebeu-me muito bem. Sinto-me confortável para ir onde quiser, com os devidos cuidados, e sempre fui bem recebida. Aqui não há falta de desportos, atividades, restaurantes e festas.

Esta é a tua primeira experiência profissional no estrangeiro. Estás longe de Portugal, da família, dos amigos ...

O que mais me custa de estar longe é não poder ver algumas das pessoas de quem mais gosto. Custa, mas mesmo longe, sinto sempre o apoio deles e há um esforço de ambas as partes para manter um contacto regular, por mensagens ou vídeo chamadas. Os meus amigos, em conjunto com a minha família, antes de eu vir para Moçambique, entregaram-me cartas para ir lendo ao longo da minha estadia, o que já me ajudou em determinados momentos. É mais difícil matar saudades da minha cadela Sky, porque mesmo que os meus pais a mostrem nas vídeo chamadas não é a mesma coisa, claro.

Queres deixar alguma mensagem aos teus colegas do inov contacto e também aos jovens que se vão candidatar às próximas edições?

Sejam corajosos! Há momentos bons e maus, mas se tiverem coragem para seguir em frente e tiverem boas pessoas ao vosso lado a apoiar, tudo é possível. Nunca pensei que estaria a viver sozinha em África aos 21 anos, mas tudo acontece por uma razão e a verdade é que não poderia ter ficado em melhor país. Para finalizar, aos meus colegas e amigos do inov contacto que estão comigo em Moçambique, obrigada por tudo, vocês são maningue nice.

Estagiários inov contacto em Moçambique num momento de lazer

Muito obrigada, Sofia