5 min read

"O estágio veio testar-me e ajudou-me a pensar e agir de forma ainda mais inovadora e inclusiva" - Patrícia Nestler, Abut, Timor-Leste

A Patrícia Nestler é licenciada em Arte e Design e está a estagiar na Abut em Díli. Neste artigo fala-nos dessa experiência num centro de educação em Timor-Leste
"O estágio veio testar-me e ajudou-me a pensar e agir de forma ainda mais inovadora e inclusiva" - Patrícia Nestler, Abut, Timor-Leste
Patrícia a pintar a Janela da Imaginação na Sala dos Imaginadores

Patrícia Nestler | Ed. 26 | 2023 | Abut | Díli | Timor-Leste

Olá, Patrícia, obrigada por aceitares falar connosco. Sabemos que adoras viajar e conhecer novas culturas. O que sentiste quando, no último dia do Campus do Inov Contacto soubeste que ias estagiar em Timor-Leste durante 6 meses?

Senti uma confusão enorme quando vi que vinha estagiar para Timor-Leste, nunca me tinha passado pela cabeça este destino e não estava de todo preparada.  Mas, logo a seguir senti uma enorme curiosidade, pois percebi que iria viver uma experiência totalmente diferente de tudo o que conheci até hoje.

Tens uma licenciatura em Arte e Design e estás a fazer o estágio do Inov Contacto na Abut, uma empresa de prestação de serviços na área da educação a crianças, pais e comunidades. Tens colaborado na renovação de várias salas do edifício, como tem sido esse trabalho?

O meu trabalho na Abut tem sido muito gratificante e interdisciplinar. Tenho conseguido colocar em prática muitos ensinamentos do meu curso e ver as ideias passarem do papel ao físico é uma sensação incrível! Já fiz ilustração, design gráfico, design de interiores/arquitetura e pintura.

Neste último projeto de renovação de todo o espaço, recriei digitalmente a planta da Abut com as alterações pretendidas e a seguir, em conjunto com os educadores, repensei a disposição das salas com os materiais disponíveis, imaginando pinturas criativas para cada sala, de acordo com as idades e necessidades das crianças e seguidamente procedemos à sua pintura. Todo o processo exigiu muita criatividade, capacidade de adaptação, foco e responsabilidade. E essas exigências mantêm-se durante todo o estágio.

Planta inicial Planta recriada pela Patrícia

Sala dos exploradores antes dos trabalhos

Sala dos exploradores depois dos trabalhos

Sala dos Pensadores, as crianças mais velhas, depois dos trabalhos

Patrícia Nestler e Dulce Turquel, fundadora e diretora da Abut

A partir de agora, as tuas tarefas na Abut vão incidir sobretudo na área gráfica, apoiando a imagem de marca da empresa. Fala-nos de alguns desses novos projetos.

A Abut é uma empresa vocacionada para a formação de crianças, mas com um imenso historial em vários tipos de atividades, formações para adultos e contribuições para Timor-Leste. Nesse sentido, o seu logótipo e imagem de marca já estavam definidos e eram reconhecidos. O objetivo não era o mudar o logo, mas sim criar uma imagem que interligasse todos os documentos, posters, publicações, cartões, que mostrem a essência da Abut (palavra que significa raiz em Tétum, a língua comum de Timor, e ilustra como da raiz nasce o que dá fruto a tudo, ou seja, uma escola com múltiplas raízes e frutos lindos por todo o lado).  No decurso do projeto surgiu a ideia de criar mascotes, uma menina e um menino, que fazem parte de uma boa maioria do design e vão aparecer em todos os produtos que irei criar.

Modelo do banner na entrada da Abut

Modelo de cartões de visita

Sabemos que estás envolvida noutros projetos como o evento "Together for equality" das Nações Unidas onde fizeste ilustração ao vivo e agora colaboraste numa feira de Natal fazendo pinturas faciais.

Sim. Nada melhor do que vermos algumas fotos:

"Together for equality"

Feira de Natal

Estudaste em Coimbra, viveste em Berlim, gostas de animação, música e dança. De início sentiste dificuldade ao adaptares as tuas atividades de tempos livres a Díli?

Sim, senti muita dificuldade, pois Díli é uma cidade pequena e a vida social é totalmente diferente da portuguesa ou da alemã, mas tive oportunidade de ser convidada para alguns eventos e convívios e aproveitei bastante, embora cansada devido ao tempo quente e solarengo. Agora que finalmente estou mais habituada, já estou a pouco tempo de ir embora.  Realmente, os 6 meses não são suficientes!

Mas, algo que nunca falho e que faz parte dos meus passatempos favoritos, é ver o pôr-do-sol magnífico!

Por-do-sol em Atauro

Água e luz em Atauro

De que formas esta experiência te está a preparar para futuros desafios, tanto em termos pessoais como profissionais?

Eu já me considerava uma pessoa flexível e de fácil adaptação a ambientes e situações novas, mas esta experiência veio testar-me e ajudou-me ainda mais a pensar e agir de forma inovadora e inclusiva.

Ao ter de trabalhar com pouco em termos materiais e com bastante responsabilidade, ao aprender muito sobre educação, cultura e hábitos diferentes dos nossos, obrigou-me a procurar soluções sustentáveis, a ter mais autonomia e autoconfiança no meu trabalho, algo que me faltava e que me vai ajudar o futuro. Agora sinto-me preparada para outros cargos numa empresa, onde quer que ela esteja e tenho o objetivo de construir o meu negócio!

Aprendi também a contar mais com as pessoas à minha volta e que não faz mal pedir ajuda. Em Timor-Leste as pessoas ajudam sempre de coração aberto.

Por último, queres deixar alguma mensagem aos teus colegas do Inov Contacto e também aos jovens que se vão candidatar às próximas edições?

Quero deixar uma mensagem de boas energias e força para acabar o estágio, despedirem-se do local. A quem gostou do trabalho e tenha essa possibilidade, desejo que fique colocado nessa organização.

Espero que tenham conseguido deixar a vossa marca no país, tal como eu consegui. Todos tivemos boas e más experiências no nosso Inov Contacto, mas torço para que se foquem nas boas e desenvolvam algo a partir daqui.

Frase colocada na Sala dos Pensadores

Muito obrigada, Patrícia.