2 min read

6 exemplos de soft skills em alta no mercado

As soft skills são as competências comportamentais, aquelas que farão um recrutador identificar se o teu perfil corresponde ao que a empresa procura.
6 exemplos de soft skills em alta no mercado
Photo by Redd F / Unsplash

Desenvolver estas competências poderá fazer toda a diferença na tua evolução profissional. Com a análise das tuas soft skills, será identificado se os teus valores estão alinhados com os da organização.

Colaboração

A colaboração é uma das soft skills mais importantes. É necessário ser uma pessoa colaborativa pelo facto de trabalharmos, quase sempre, em grupo. Quando funcionamos em equipa, os resultados são importantes de igual forma para todos, não se podendo olhar apenas para os resultados individuais. É fundamental trocar o individualismo pela colaboração, visto que o que um membro da equipa faz pode afetar os restantes.

Comunicação eficaz

Uma comunicação eficiente inclui saber ouvir e também expressar as informações com clareza. Atualmente, com a modalidade home office em alta, ainda é mais necessário desenvolver esta competência. Também é importante saber qual a postura adequada a cada situação e saber trabalhar as informações para os diversos públicos.

Flexibilidade

A flexibilidade é uma das soft skills mais valorizadas no mercado, principalmente se trabalhas numa startup, pois são organizações onde rotina pode mudar a qualquer momento e é preciso teres a capacidade de te adaptar e inovar. As conversas em grupo são extremamente importantes para desenvolveres esta competência, dado que é uma oportunidade de ouvir vários pontos de vista e refletir sobre diversos argumentos, inclusive contrários aos teus. Ao procurares entender os outros, poderás desenvolver esta competência tão requisitada e importante para todos.

Orientação para resultados

Esta competência consiste em saber onde queres chegar e manter o foco para atingires os resultados desejados. Ou seja, atingir o objetivo da forma mais eficiente possível.

Trabalhar sob pressão

Relativamente ao trabalho sob pressão, foco e eficiência são as palavras-chave. Geralmente tarefas que envolvem algum tipo de pressão já possuem uma rotina pré-estabelecida e que torna mais fácil organizar tudo para desenvolver essas tarefas. Se fores capaz de fazer o planeamento e de te organizares, verás que o trabalho sob pressão deixará de te causar tanta “pressão”.

Liderança de equipa

Os líderes influenciam diretamente a sua equipa e funcionários, assim como colegas motivados também podem influenciar os restantes. Uma pessoa que consegue gerar um sentimento coletivo de motivação, pode auxiliar no desenvolvimento de uma equipa.

Estas são competências que podes desenvolver durante um estágio inov contacto!