3 min read

8 dicas para aumentares a tua empregabilidade durante as férias de verão

Enquanto aguardas a abertura de candidaturas para a próxima edição do inov contacto: 8 dicas úteis sobre como aumentares a tua empregabilidade neste verão!
8 dicas para aumentares a tua empregabilidade durante as férias de verão

Estás preparado para umas longas férias de verão. Além de passares tempo com os teus amigos, estás à procura de algo mais gratificante para fazer no resto do verão. Qual a melhor forma de melhorar a tua futura empregabilidade?

1. Pesquisa a carreira que escolheste (ou carreiras nas quais achas que te podes interessar)

É importante teres noção que está tudo bem se não sabes o que quer fazer da tua vida. Não estás sozinho – a maioria dos alunos (e recém licenciados) não tem ideia do que quer fazer no seu futuro profissional ou acaba por mudar de ideia em algum momento.

Apesar disso, é sempre bom tentar ter uma ideia do setor ou função que desejas exercer depois de te licenciares. Seleciona algumas funções ou setores que te parecem interessantes, encontra tempo para pesquisares sobre eles, incluindo as qualificações necessárias, o que o trabalho envolve, etc.

2. Desenvolve autoconhecimento

Encontra tempo para te conheceres um pouco melhor. O que consideras como sendo os teus pontos fortes e fracos? Descreve-os e, de seguida, cria pequenas etapas sobre como podes melhorá-los.

Se um dos teus pontos fracos é, por exemplo, o networking, podes fazer uma lista de pessoas com quem podes entrar em contacto, ou palestrantes para conheceres melhor, que poderás usar como referência no futuro (LinkedIn é uma ferramenta muito útil para construir contatos.) Conheceres os teus pontos fortes e fracos e tomares medidas para melhorá-los impedirá que eles te prejudiquem no futuro. Também te ajuda a descobrir as carreiras e setores que se podem adequar ao teu perfil.

3. Reescreve o teu currículo/LinkedIn

Provavelmente ignoraste o teu currículo durante a universidade e não está atualizado, ou talvez ainda não tenhas um. Não te preocupes, o verão é o momento perfeito para rever e adicionar coisas novas, que tenhas feito este ano!

Também deves despender algum tempo para criar uma conta no LinkedIn. O LinkedIn é um tipo de currículo online interativo e é uma excelente forma de encontrar empregos e contatos úteis, além de manter potenciais empregadores atualizados com o que vais fazendo. Até podes seguir empresas ou cargos específicos e receber alertas quando surgirem novas oportunidades. O LinkedIn não vai desaparecer tão cedo, portanto vale a pena investires algum tempo nesta rede profissional.

4. Faz um estágio de verão

Os estágios são uma ótima forma de ganhar um pouco de dinheiro extra, enquanto aprendes algumas competências importantes no local de trabalho.

Fazer um estágio em algo que achas interessante, mas não sabes muito sobre, pode ser o catalisador para te despertar uma paixão por esse setor ou, alternativamente, mostrar que essa carreira específica não é para ti. No mínimo, ganhas uma experiência valiosa em real contexto de trabalho e melhorarás a tua empregabilidade.

5. Começa um novo hobby

Ter um novo hobby pode não ser a primeira coisa que te vem à mente quando pensas em melhorar sua empregabilidade, mas tentar algo novo, é uma ótima maneira de conhecer novas pessoas e aprender uma nova competência. Pode ser uma ajuda para te destacares da multidão e dar-te uma vantagem extra sobre outros candidatos.

Também te tira um pouco da tua zona de conforto, o que não só é ótimo para aumentar a tua confiança, mas também é uma boa preparação para a tua vida profissional.

6. Faz voluntariado

O voluntariado é ótimo para conhecer pessoas e construir relações, ao mesmo tempo que melhoras as tuas competências.

O melhor do voluntariado é a grande variedade de áreas disponíveis. Até podes ser voluntário no estrangeiro. Dependendo de quantas horas desejas dedicar, muitas oportunidades oferecem formação para que ganhes competências enquanto ajudas os outros - uma situação em que todos ganham.

7. Faz um curso online

Os cursos online são uma ótima maneira de aumentar a tua empregabilidade, sem sair de casa! Com o enorme número de cursos disponíveis na internet, não terás dificuldade em encontrar algo que te interesse.

8. Network

Evento comemoração 25 anos inov contacto

A velha frase 'não é o que você sabe, mas quem você conhece’ continua a fazer algum sentido. É fundamental fazer networking. Felizmente para ti, com as redes sociais, apps e internet, é mais fácil do que nunca!