2 min read

O que são power skills?

A importância das Power Skills no futuro do trabalho, quando as empresas procuram colaboradores que se adaptem rapidamente a novas tecnologias e tendências de mercado.
O que são power skills?

No abrangente universo da gestão de pessoas, muito se fala sobre os conceitos de hard skills e soft skills, visto que são traços comportamentais e competências técnicas que, juntas, integram a personalidade do colaborador ideal. Porém, ainda pouco se sabe sobre um novo conceito: power skills.

Hard skills são conhecimentos técnicos que exigem uma verificação aprofundada para comprovar a proficiência em relação a uma determinada competência, soft skills são aptidões mais abstratas e voltadas para as relações interpessoais.

No atual mercado de trabalho, o colaborador que as empresas procuram é aquele que soma as hard skills às soft skills. Ou seja, deve ser tecnicamente competente além de saber comunicar bem e relacionar-se com os membros da equipa, clientes e restantes pessoas envolvidas no ambiente organizacional.

Espera-se que o profissional saiba interpretar cenários críticos e use a criatividade para chegar a soluções inovadoras. Deve ser capaz de lidar com momentos de dificuldade e pressão, nos quais deverá ter inteligência emocional bem desenvolvida para enfrentar todos os desafios.

Dado o contexto, podemos afirmar que as power skills são a soma de competências técnicas — hard skills — com aptidões comportamentais — soft skills. Noutras palavras, são competências pessoais que podem ser melhoradas ao longo do tempo e não dependem de uma formação específica.

Quais são as principais power skills?

As power skills são compostas por sete competências, que se complementam entre si.

Saber solucionar problemas - É o famoso conceito de proatividade, isto é, quando o profissional vê um problema como oportunidade para aprender algo novo enquanto o resolve, não se esquivando através de desculpas.

Tomar decisões inteligentes - É a competência de prever cenários com base em análises e antecipar, tomando decisões sábias sobre como reduzir impactos ou evitar problemas. Este colaborador é ágil na hora de chegar a uma conclusão, já que seu "instinto" o leva sempre na direção certa.

Saber julgar com base nos critérios corretos - É um complemento da competência anterior. O profissional com esta qualidade bem desenvolvida, na maioria das vezes, toma a decisão certa.

Saber comunicar - Geralmente, os profissionais com boa capacidade de comunicação têm tendência para se tornar líderes, pois são frequentemente procurados por outros colaboradores não apenas pelos seus conselhos, mas também pela sua versatilidade em lidar com pessoas de diferentes perfis comportamentais.

Fazer autogestão - É um traço forte em pessoas com inteligência emocional bem desenvolvida. Trata-se de saber lidar com situações adversas da melhor maneira possível, mesmo quando se é apanhado de surpresa. Colaboradores que têm esta capacidade, habitualmente chegam sozinhos a conclusões sobre pontos positivos de seu trabalho e quais os pontos que devem ser melhorados.

Saber colaborar - Saber trabalhar em equipa vai muito além do ter uma boa relação com os colegas e gestores. É preciso ser um importante membro da equipa, colaborando para o crescimento e desenvolvimento coletivo e identificando pontos fortes de cada colaborador para fomentar o engajamento.

Ter visão abrangente - Por fim, mas não menos importante, a power skill que está no topo da lista é a capacidade de ver além do que é mostrado.

É importante entender que o desenvolvimento das Power Skills é um processo contínuo e que pode demorar algum tempo. Exige um esforço constante, um compromisso pessoal e estar disposto a sair da zona de conforto para aprender e desenvolver competências comportamentais.