1 min read

"A experiência transcultural ensinou-me muito em muito pouco tempo", Carolina Vinhas Santos, C14

A Carolina Vinhas Santos é licenciada em Gestão e foi C14 na AICEP Portugal Global em Singapura. Para ela, o inov contacto foi essencialmente "um trampolim para o mundo".
"A experiência transcultural ensinou-me muito em muito pouco tempo", Carolina Vinhas Santos, C14

Carolina Vinhas Santos | C14 | AICEP Portugal Global | Singapura

Em 2009, quando submeti a minha candidatura ao inov contacto, sabia que seria uma experiência marcante. Contudo, estava longe de imaginar que os 6 meses em Singapura, na AICEP Portugal Global, seriam tão intensos, cheios de histórias e ensinamentos.

A experiência transcultural ensinou-me muito em muito pouco tempo. Todos os que me conhecem sabem o quão apologista sou deste tipo de vivências. Não pelo cliché, que agora é tão usual ouvir-se por aí, mas pelo valor imaterial que uma experiência internacional confere a qualquer cidadão. O mundo é imenso e quanto maior for a nossa capacidade de absorver, maior será a nossa capacidade de dar e compreender o nosso próximo. Para além do contacto com novas culturas, novas geografias, novos sabores, vistas, trouxe-me amigos, que me acompanharam no Sudoeste Asiático, de diferentes nacionalidades, com os quais tenho mantido contacto.

Fui acolhida de forma ímpar e tive mentores espetaculares, que se tornaram amigos. Haveria muito para compartilhar do que mudou na minha vida, mas posso sintetizar que mudou a minha visão do mundo e levou-me mais longe. Agradeço a toda a equipa que, afincadamente, leva a cabo este programa que já mudou tantos destinos e vai continuar a mudar. Numa palavra, o inov contacto é um trampolim para o mundo.