3 min read

6 razões para aprenderes uma língua estrangeira

Ainda tens dúvidas sobre os benefícios de aprenderes uma língua estrangeira?
6 razões para aprenderes uma língua estrangeira

As vantagens de aprender línguas estrangeiras aumentam à medida que o mundo se torna cada vez mais globalizado. Se estás a pensar em aprender uma língua estrangeira, estás no caminho certo, pois esta é uma das competências mais úteis, a nível mundial.

Conectares-te com os outros é uma competência incrivelmente importante, que só pode ser cultivada interagindo com outras pessoas. Quando dominas uma língua estrangeira podes exercer este novo poder de entender o que alguém te diz, lembrar o vocabulário e a gramática adequados, colocá-los no contexto correto e responder – tudo de imediato. Estás conectado! E é disso que se trata.

Basicamente, as vantagens são preparar-te para o sucesso em quase todos os aspetos de tua vida. Vê seis razões para estudares uma língua estrangeira:

Aprender uma língua estrangeira abre um enorme mundo de oportunidades de trabalho

Não é nenhum segredo que aprenderes uma língua estrangeira pode melhorar as tuas perspetivas de emprego. Mais do que nunca as empresas fazem negócios em vários países do mundo e precisam de pessoas que dominem pelo menos uma língua estrangeira. Mesmo em pequenas empresas locais, é provável que a capacidade de falar um segundo idioma te diferencie de outros candidatos. E num mercado de trabalho cada vez mais competitivo, por que não teres todas as vantagens possíveis?

Mas não se trata apenas de enriqueceres o teu currículo. Com a globalização há um grande número de hipótese de trabalhares com pessoas cuja primeira língua não é o português. Poderá ser uma equipe de desenvolvimento nos EUA, uma fábrica na China, ou um fornecedor em Espanha. Seres capaz de comunicar noutros idiomas aumenta o teu valor para o empregador e teres essa vantagem competitiva no teu currículo é, sem dúvida, um ponto positivo.

O estudo de uma língua estrangeira desenvolve o cérebro

Estudos demonstram os benefícios cognitivos de aprender outro idioma. Mostram que quem fala duas línguas tende a ter melhor memória, é mais criativo e um melhor solucionador de problemas.  Está também provado que os bilíngues conseguem alternar tarefas muito mais rapidamente do que as restantes pessoas.

Travas amizades significativas ao estudar uma língua estrangeira

Conhecer pessoas e fazer amizades ao longo da vida são objetivos em que vale a pena apostar. Logo, aprender outro idioma é uma maneira segura de acelerar este processo. A língua ajuda-nos a expressar sentimentos e desejos, a conectar-nos com as pessoas em nosso redor e a criar relacionamentos. Falar uma língua estrangeira, além de abrir o leque de potenciais amigos, também atua como um denominador comum instantâneo quando conheces alguém que também a fala.

Estudar uma língua estrangeira deixa-te com uma mente mais aberta

Aprender uma língua estrangeira e mergulhar numa cultura e visão do mundo inteiramente nova é a forma mais segura de te tornares um indivíduo de mente aberta, mais compreensivo e tolerante. Uma vez ciente de que todos nós somos seres culturais, produtos dos nossos próprios ambientes, reconheces mais facilmente a base cultural para as tuas atitudes e comportamentos e estás pronto para olhar os outros de uma forma mais positiva. Ver o mundo de uma perspetiva diferente, entender de onde tu e os outros vêm é uma experiência fantástica e reveladora.

O estudo de uma língua estrangeira ajuda-te a entender melhor tua própria língua e cultura

Aprender uma língua estrangeira pode provocar uma espécie de psicologia reversa e fornecer uma melhor compreensão de tua própria língua e cultura. Esta é uma das vantagens mais inesperadas de aprender uma língua estrangeira. Terás uma maior consciência, não apenas dos costumes culturais, mas também da gramática, vocabulário e padrões de pronúncia da tua primeira língua. Isso provavelmente explica a melhoria das competências de escuta, leitura e escrita que a língua estrangeira confere a quem domina várias línguas.

Viajar fica mais barato e fácil quando aprendes uma língua estrangeira

São 23h. Acabas de sair de um voo de 14 horas e só te apetece colocar a cabeça numa almofada. Se apenas dominares meia dúzia de termos do idioma local, encontrar um lugar para ficar pode tornar-se um processo dolorosamente lento. Sem os termos certos do idioma ficas limitado a opções caras ou mais demoradas. A verdade é que poupas tempo, dinheiro e preocupações quando aprendes uma língua estrangeira. Algumas frases-chave facilitam o acesso a transporte mais rápido e barato e o mesmo vale para a escolha de um lugar para ficar. Isso significa despesas mais baixas e uma experiência melhor.

E a comida? Quando aprendes uma língua estrangeira, não precisas de ser o Chakall para encontrar a melhor comida local. Consegues ser tu a perguntar. Essa informação valiosa geralmente leva-te a conhecer uma cozinha muito mais saborosa e barata do que qualquer guia turístico te poderia indicar.

E agora, ainda tens dúvidas sobre as razões para aprenderes uma língua estrangeira?