6 razões para aprenderes uma língua estrangeira

As vantagens de aprender línguas estrangeiras aumentam à medida que o mundo se torna cada vez mais globalizado. Se estás a pensar em aprender uma língua estrangeira, estás no caminho certo, pois esta é uma das competências mais úteis, a nível mundial.
Conectares-te com os outros é uma competência incrivelmente importante, que só pode ser cultivada interagindo com outras pessoas. Quando dominas uma língua estrangeira podes exercer este novo poder de entender o que alguém te diz, lembrar o vocabulário e a gramática adequados, colocá-los no contexto correto e responder – tudo de imediato. Estás conectado! E é disso que se trata.
Basicamente, as vantagens são preparar-te para o sucesso em quase todos os aspetos de tua vida. Vê seis razões para estudares uma língua estrangeira:
Não é nenhum segredo que aprenderes uma língua estrangeira pode melhorar as tuas perspetivas de emprego. Mais do que nunca as empresas fazem negócios em vários países do mundo e precisam de pessoas que dominem pelo menos uma língua estrangeira. Mesmo em pequenas empresas locais, é provável que a capacidade de falar um segundo idioma te diferencie de outros candidatos. E num mercado de trabalho cada vez mais competitivo, por que não teres todas as vantagens possíveis?
Mas não se trata apenas de enriqueceres o teu currículo. Com a globalização há um grande número de hipótese de trabalhares com pessoas cuja primeira língua não é o português. Poderá ser uma equipe de desenvolvimento nos EUA, uma fábrica na China, ou um fornecedor em Espanha. Seres capaz de comunicar noutros idiomas aumenta o teu valor para o empregador e teres essa vantagem competitiva no teu currículo é, sem dúvida, um ponto positivo.
Estudos demonstram os benefícios cognitivos de aprender outro idioma. Mostram que quem fala duas línguas tende a ter melhor memória, é mais criativo e um melhor solucionador de problemas. Está também provado que os bilíngues conseguem alternar tarefas muito mais rapidamente do que as restantes pessoas.
Conhecer pessoas e fazer amizades ao longo da vida são objetivos em que vale a pena apostar. Logo, aprender outro idioma é uma maneira segura de acelerar este processo. A língua ajuda-nos a expressar sentimentos e desejos, a conectar-nos com as pessoas em nosso redor e a criar relacionamentos. Falar uma língua estrangeira, além de abrir o leque de potenciais amigos, também atua como um denominador comum instantâneo quando conheces alguém que também a fala.
Aprender uma língua estrangeira e mergulhar numa cultura e visão do mundo inteiramente nova é a forma mais segura de te tornares um indivíduo de mente aberta, mais compreensivo e tolerante. Uma vez ciente de que todos nós somos seres culturais, produtos dos nossos próprios ambientes, reconheces mais facilmente a base cultural para as tuas atitudes e comportamentos e estás pronto para olhar os outros de uma forma mais positiva. Ver o mundo de uma perspetiva diferente, entender de onde tu e os outros vêm é uma experiência fantástica e reveladora.
Aprender uma língua estrangeira pode provocar uma espécie de psicologia reversa e fornecer uma melhor compreensão de tua própria língua e cultura. Esta é uma das vantagens mais inesperadas de aprender uma língua estrangeira. Terás uma maior consciência, não apenas dos costumes culturais, mas também da gramática, vocabulário e padrões de pronúncia da tua primeira língua. Isso provavelmente explica a melhoria das competências de escuta, leitura e escrita que a língua estrangeira confere a quem domina várias línguas.
São 23h. Acabas de sair de um voo de 14 horas e só te apetece colocar a cabeça numa almofada. Se apenas dominares meia dúzia de termos do idioma local, encontrar um lugar para ficar pode tornar-se um processo dolorosamente lento. Sem os termos certos do idioma ficas limitado a opções caras ou mais demoradas. A verdade é que poupas tempo, dinheiro e preocupações quando aprendes uma língua estrangeira. Algumas frases-chave facilitam o acesso a transporte mais rápido e barato e o mesmo vale para a escolha de um lugar para ficar. Isso significa despesas mais baixas e uma experiência melhor.
E a comida? Quando aprendes uma língua estrangeira, não precisas de ser o Chakall para encontrar a melhor comida local. Consegues ser tu a perguntar. Essa informação valiosa geralmente leva-te a conhecer uma cozinha muito mais saborosa e barata do que qualquer guia turístico te poderia indicar.
E agora, ainda tens dúvidas sobre as razões para aprenderes uma língua estrangeira?